terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

This Is Where We Live (Este é o lugar onde vivemos)

This Is Where We Live from 4th Estate on Vimeo.


Fonte: http://vimeo.com/2295261

A bela animação acima This Is Where We Live (Este é o lugar onde vivemos), foi indicação indireta, via twitter, da amiga Carol Moralles , que é técnica em Publicidade e Propaganda, Designer e Estudante de Filosofia; além de escritora e poeta, que, como ela mesmo se apresenta: "Por observar muito acabo transbordando em palavras as minhas impressões e constatações no blog Dicionário Cotidiano e no twitter".
Por sinal, cada um tem o seu dicionário poético do cotidiano, em que cada palavra torna-se um verbete com múltiplos sentidos, significados. As palavras, depois de ditas, escritas, ganham vida na interpretação do leitor...
Um poema, um conto, uma história ficcional sempre têm no fundo um fato autobiográfico em que o autor promove a chamada "ilusão do real".
Na animação acima, considero como a metáfora da construção do conhecimento humano, fruto do que foi compilado pelo tempo e guardado em livros e mais livros, que geram todo um mundo novo ao leitor. Somos frutos do que vivemos, mas também do que lemos...
Minha "pequena cidade interior", como na animação, é povoada por muitos livros que tornaram-se casas, abrigo, proteção, em que muitos amigos de papel (escritores) me fizeram companhia, desde a mais tenra idade, durante minha aprendizagem de vida, que é contínua. O livro é o companheiro inseparável que desperta a imaginação e nos leva para uma outra dimensão (sem a necessidade de nenhuma droga alucinógena), onde ilsutramos com a noss memória os cenários, as personagens, os objetos, a trama e tudo mais...
Sempre digo aos meus amigos que devo muito do que sou aos livros que li, leio e anda lerei, e aos autores que se tornaram meus amigos do peito, parte de minha cartografia sentimental. Sem os livros, não sei precisar se seria melhor ou pior do que sou, mas, com certeza, seria diferente do que me tonei.
Vida longa à pátria dos livros, que nos levam sempre direto a uma viagem pelo País dos Sonhos, ainda que bem acordados, de olhos bem abertos, acompanhados pelo nosso inseparável dicionário do cotidiano.
O lugar onde vivemos, muitas vezes, é fruto do que lemos ou deixamos de ler... Nossa leitura de mundo é mediada pelo alfabeto familiar, mediado pelo dicionário de nosso cotidiano, seja na escola ou em nosso lar...

Visitem o criativo blog da Carol Moralles, através do link abaixo, e façam também uma viagem poética por seus belos textos:

Dicionário Cotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário