sexta-feira, 15 de abril de 2011

A função do educador (por Tião Rocha)

A função do educador (por Tião Rocha)

Fonte: http://pt.scribd.com/word/full/2974456?access_key=key-xvdrftlqf6f28gqr0y5

Link: A função do educador (por Tião Rocha)

Observação: caso não abra o arquivo citado, clique no link acima para a página onde o mesmo se encontra, e onde também é possível efetuar o "download".

O texto acima, embora curto (apenas 3 páginas) é imenso, por conta da reflexão que proporciona sobre temas que me são caros: arte, cultura e educação.

O texto "A função do educador", de autoria de Sebastião Rocha, que pode ser encontrado no portal CPCD - Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (http://www.cpcd.org.br).
É mais uma inestimável indicação da coleg'amiga Elisângela Zampieri, professora da educação especial de Curitibanos - SC - Brasil; editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE.
Um texto que fala do papel social do educador, em que a arte a cultura e a própria sociedade devem estar presentes a todo momento, para dar sentido e significação ao ato de educar, e tornar significativo para ambos: pais e filhos, professores e alunos, e toda a comunidade escolar, o processo de ensino-aprendizagem.

Ensinar a observar, a refletir, a vivenciar as coisas, além de sua linha horizontal, é o que cabe ao educador, seja pai ou professor.

Destaco citação do texto de Tião Rocha a partir da leitura de O Livro dos Abraços, de Eduardo Galeano, sobre a Celebração das Contradições:

"A identidade não é uma peça de museu, quietinha na vitrine, mas a sempre assombrosa síntese das contradições nossas de cada dia". Eduardo Galeano

Uma coisa é certa: Poetas influenciam outros poetas, escritores também a seus pares, da mesma forma que educadores uns aos outros. E quando se une poesia, arte, cultura e educação, tudo junto, numa mesma atividade, mais ainda... Todos tem a ganhar...

Um texto breve mas com uma profunda identidade, esse de Tião Rocha a partir de reflexões sobre outro textos de Galeano, que nos promove grandes reflexões, dentro e fora do cotidiano escolar e familiar, no contexto social em geral...
Ajudar a quem vê, olhar, eis uma das funções sociais de todo educador, seja ele pai ou professor...

DADOS SOBRE O AUTOR DO TEXTO ACIMA, EXTRAÍDOS DO CPCD:

Quem é Tião Rocha?

QUEM É TIÃO?

Tião Rocha é seu nome, Sebastião é apelido. Antropólogo (por formação acadêmica), educador popular (por opção política), folclorista (por necessidade) e mineiro (por sorte). Fundador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento - CPCD, organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 1984, em Belo Horizonte/MG.

ATIVIDADES ATUAIS

Presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento - CPCD.
Presidente do Banco de Êxitos S/A.
Líder Avina.
Líder Social do Brasil.
Membro da Ashoka Empreendedores Sociais.
Membro da Aideca - Asociación Iberoamericana de Desarrollo de Artesanias / Espanha.
Membro da Associação Brasileira de Antropologia / ABA.
Membro Efetivo da Comissão Mineira de Folclore.
Membro fundador da Care Brasil.
Editor no Brasil da "Reclaiming Children and Youth" - National Educational Service / USA
Membro do Conselho Editorial Revista Sustenta
Membro do Conselho Deliberativo do NAPS- Núcleo de Aprendizagem Paulo Sogayar
Membro do Conselho de Especialistas do Projeto Arranjo Educativo Local do SESI/SENAI/PR.

ATIVIDADES ANTERIORES

Ex-Professor Universitário: PUC/MG e UFOP/MG.
Ex-Membro do Conselho Universitário da UFMG.
Ex-Presidente da Comissão Mineira de Folclore.
Ex-Consultor do Comitê de Programas Complementares à Escola do
Instituto Ayrton Senna.
Ex-Consultor e Coordenador de Programas da Fundação Orsa na
Região do Jari (Pará e Amapá).
Ex-Secretário Municipal de Educação Araçuaí/Vale do Jequitinhonha-MG.
Ex-Consultor do Programa Petrobras de Cultura.

Observação: O texto de Tião Rocha pode esr feito download no link abaixo>

A função do educador (por Tião Rocha)

3 comentários:

  1. Meu querido, embora eu não tenha conseguido abrir aqui o vídeo que indicastes, os teus comentários a respeito de Tião Rocha instigaram-me a pesquisar mais sobre ele, deparei-me com textos, entrevistas e vídeos, fiquei encantada com os depoimentos deste homem sábio e humilde. Levarei este meu novo conhecimento para a minha escola e a ti sou muito grata por isso. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Cara Ivana, o arquivo está com problemas para abri, mas tem link para o texto, abaixo da janela, basta clicar ali e le-lo na íntegra.
    Fico feliz que tenha contribuído com essa postagem. Tambem passei a dmirar demais Tião Rocha. precisamos dessa visão da função do educador, em nosso fazer pedagógico. Multiplicar essa visão. Um abraço, Zé Roig.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ivana. conseguie versão para o blogger, a outra, acho que era pra wordpress. Agora sim, é possível a leitura direto no Educa Tube. Abrs, amiga.

    ResponderExcluir