terça-feira, 17 de maio de 2011

Dois discursos, dois tempos e um mesmo objetivo: valorização!


Fonte: http://youtu.be/7iJ0NQziMrc

O vídeo acima, intitulado Resumo da Educação no Brasil, é indicação da professora Vanessa, do Rio de Janeiro - RJ - Brasil e editora do blog Transformando Vidas, que gentilmente me sugeriu via comentário no Educa Tube. Grato.
Trata-se de depoimento da professora Amanda Gurgel, que "silencia deputados em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil, feito em 10/05/2011".

A fala de 8 minutos da professora Amanda Gurgel lembrou-me imediatamente o Discurso de Severn Suzuki na Rio ECO 92 (vídeo abaixo, publicado neste blog uns 2 anos atrás), pela contundência de suas palavras para uma plateia privilegiada que cala-se por quase 7 minutos, diante da força de sua argumentação.
Dois momentos para refletir sobre educação e meio ambiente, sobre o meio educacional e a sociedade.
As falas de Amanda e de Severn, quase com a mesma duração mas em tempos e espaços diferenciados, dispensam maiores comentários.


Fonte: http://youtu.be/yhmuUVkG-Uw

Abaixo, apresentação do vídeo acima, no You Tube:

"O vídeo traz o discurso na íntegra que a menina canadense Severn Suzuki fez na conferência ECO 92 que aconteceu no Rio de Janeiro. Diante de uma perplexa platéia de políticos, ela despejou uma verdadeira descompostura em um discurso aberto, direto e sem rodeios que atacava sem dó a burocracia que dificulta a tomada de ações concretas em relação ao meio-ambiente. Destaque parte em que ela diz:

'Lembrem-se do POR QUE vocês estão aqui nesta conferência'.

Apenas esta frase já conseguiu sintetizar todo o espírito da "puxada de orelha". Sempre que vejo o vídeo me vem um sentimento incômodo, um misto de tristeza e indignação por lembrar que mesmo depois de passados 16 anos desde esta "lição", muito pouco ou quase nada foi feito e a situação do planeta desde então só piorou.

De quantas Severns Suzukis precisaremos mais? Será que ainda existem muitas por aí?"

5 comentários:

  1. Tínhamos que conhecer mais, saber mais sobre esta fantástica pessoa e professora que é Amanda Gurgel. Abençoados são os seus pupilos, pois competência e didática ela mostrou que tem de sobre! Peço que os senhores blogueiros se encarreguem de expor ao Brasil esta extraordinária professorinha do RN, ela merece fazer muito sucesso pela sua luta!
    Sandro Couto - Ponta Grossa - Paraná

    ResponderExcluir
  2. Olá, Zé! Recebeste meu recado offline no MSN??? É possível que vc já conheça o vídeo que indiquei, mas...
    Ainda outra indicação. Sei que não é vídeo, mas tirinhas sempre são legais Dá uma olhada e depois me conta o que vc achou.
    http://vidadesuporte.com.br/
    Já vivemos algumas dessas situações. rsrsrsr
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lisa. Não recebi recado. Já postei o vídeo que tinhas anteriormente indicado e já usei nas formações sobre "Um dia feito de vidro". Vou procurar essa nova indicação. Brigadão, minha amiga. Um abraço,

    ResponderExcluir
  4. Cara Sandra, grato pela visita e comenário.
    Amanda Gurgel demonstra o verdadeiro reality show, que a grande mídia precisa melhor divulgar. Um abraço,

    ResponderExcluir
  5. Olá José antônio! Desculpe a demora... Mas vi agradecer por você ter aceito a sugestão! Fiquei muito feliz com o resultado que a fala da professora Amanda teve. Os professores do meu município já estão se mobilizando para a paralização do dia 31. E estão mostrando o poder que juntos eles tem... Gostei bastante do paralelo que você vez, da fala da profª Amanda com a fala da Severn (que discurso maravilhoso). Abraços!

    ResponderExcluir