domingo, 19 de junho de 2011

Do luto à luta: documentário sobre pais de filhos com síndrome de down


Fonte: http://youtu.be/fWI9O6gU-2A

O vídeo acima, que encontrei na íntegra, no You Tube, é indicação da coleg'amiga Elis Zampieri, professora da educação especial em Curitibanos - SC - Brasil; editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE.
Do luto à luta, de acordo com apresentação no You ube, é um "Documentário que focaliza as deficiências, mas também as potencialidades da Síndrome de Down, problema genético que atinge cerca de 8 mil bebês a cada ano no Brasil. A Síndrome de Down é sem dúvida um problema, mas as soluções são bem mais simples do que se imagina, principalmente quando deixamos de lado os preconceitos e estigmas sociais."
Como o título indica, o documentário trata da sensação de luto que os pais que recebem a notícia de que os filhos tem Síndrome de Down ou outra deficiência, às vezes de forma nem sempre adequada ao momento, e que apesar disso, vão à luta e acabam recebendo uma lição de vida, na convivência com pessoas diferentes.
Um rico material para reflexão, tanto entre professore e alunos, pais e filhos e toda a comunidade escolar.
Já coordenei, entre os anos de 2005 e 2007, via NTE Rio Grande/18ªCRE, projeto de informática na Educação especial, em parceria com professores da educação especial (áreas surdez, visual, mental e altas habilidades), em que eu entrava com a formação tecnológica, direcionada á educação e as professoras, com sua formação própria. Dessa interação, todos aprenderam colaborativa e cooperativamente, inclusive com os alunos. Alguns dos alunos foram atpé monitores nossos, no uso do programa Dos Vox (para cegos), no uso da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS (com os surdos), etc.
Alguns desses alunos foram promovidos para classes inclusivas e seguiram em seu processo de ensino-aprendizagem, ultrapassando o ensino fundamental e médio, e estando inclusive incluídos na universidade.
Mas evidentemente, não apenas o papel social do educador, da escola são necessários. nesse processo inclusivo, o papel da família é fundamental
O processo inclusivo de pessoas e máquinas na educação é irreversível, mas ainda há muita coisa a ser pensada e executada para que ocorra de fato uma inclusão, não apenas física, mas educacional, a começar pela integração de toda a comunidade escolar e da própria sociedade no processo, como um todo.
Documentários como Do luto à luta servem a esse propósito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário