terça-feira, 19 de julho de 2011

O menino que queria voar: A história de um pai contada por seu filho e ilustrada por seu neto



A pequena história acima, O MENINO QUE QUERIA VOAR, foi feita por mim e ilustrada pelo meu filho (2011) em homenagem ao meu pai e ao seu avô, o artista plástico José Américo Roig, o Zeméco, que quando menino criou um par de asas voadoras e quis voar.
Zeméco, mesmo tendo fraturas, continuou a voar na imaginação e tornou-se pintor autodidata, ajudante de projeção em cinema, desenhista, vitrinista etc.
Em 2006 criei para divulgar sua vida e obra o blog Olhar Virtual, que se tornou um acervo digital de sua produção. Em 29/03/2011, Zeméco realizou seu último "voo", mas deixou para quem o conheceu uma herança, justamente sua vida e obra.

Abaixo, artigo homenagem que fiz a meu pai, meu professor na escola da vida, publicado no blog ControlVerso:

O HOMEM QUE PINTAVA NUVENS COM A PONTA DOS DEDOS

Está postagem é um presente de aniversário antecipado, já que seu Zeméco completaria 77 anos neste dia 20/07, dedicado ao Amigo. Quem o conheceu sabe que ele foi um grande amigo, em todos os sentidos.

Abaixo, link para blog com a vida e obra do artista plástico José Américo Roig, o Zeméco:

VIDA E OBRA DO ZEMÉCO - O BLOG

E a seguir, link para documentário da APHAC- Norte de São José do Norte (RS), Brasil, sobre a vida e arte de Zeméco, com entrevista com o autor e depoimentos de familiares, amigos e conterrâneos, ilustrados com imagens de algumas de suas telas:

Uma Vida de Artes: A História de Vida de José Américo Roig (Zeméco) - Documentário da Aphac-Norte

Posteriormente este vídeo serviu de sensibilização em projeto de criação literária, chamado LEGO POESIA, conforme link para postagem a seguir:

Lego Poema ou Poesia em Blocos de Montar: Oficina de Criação Literária e o Multiletramento

2 comentários:

  1. Lindas palavras e ilustrações José! Espero que este lindo sonho possa continuar percorrendo as gerações da família deste "menino-voador". Feliz dia do amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa, somente hoje vi tua mensagem. Grato amiga. A arte faz parte do DNA dos Roig, desde sempre. Um abraço, amiga.

      Excluir