terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Para ser feliz agora, você deve retornar (Clipes que parecem Curtas)


http://youtu.be/TUh1ItE6GKY

Para ser feliz agora, parece que é preciso em parte sepultar parte de nós e de nossos fantasmas do passado, eis a "moral da história" que extraí ao assistir e ver o final surpreendente do videoclipe To Be happy Now (Para ser feliz agora), da banda Copeland, que incluirei do acervo do Projeto Clipes que parecem Curtas, criado em 2010 e retomado em 2011, primeiro com alunos do ensino fundamental e posteriormente do ensino médio, respectivamente, em que utilizei videoclipes que possuem uma estrutura narrativa semelhante a um curta-metragem.
Recomendo também o outro clipe da Copeland (abaixo), que menciono no título desta postagem, criando entre os dois um elo, uma expressão única: "para ser feliz, você deve retornar" e sepultar seus fantasmas...
Durante o Projeto Clipes que parecem Curtas, após passar os vídeoclipes, solicitava aos alunos que, numa folha de papel, colocassem as suas impressões sobre a história cantada e a história contada por eles próprios para mim... Interpretação e produção textual.
Música, literatura, língua portuguesa, língua estrangeira, artes e outras disciplinas podem interagir de forma intertextual, interdisciplinar e multidisciplinar.
Além disso, é possível incentivar que os alunos, unindo imagens (fotografias feitas por fone celular e/ou câmera digital), editem vídeos com músicas ao fundo, numa produção envolvendo conteúdos educacionais.
Vejam outros "clipes que parecem curtas", através da guia de marcadores com este nome.

Assistam também ao videoclipe SHOULD YOU RETURN (Você deve retornar), da mesma banda, em que faz outro convite a reflexão, quanto a nossa memória sentimental, capturada por câmeras digitais ou não e guardada em álbuns de fotografia.
Há uma intertextualidade com os dois vídeoclipes, se observarmos suas narrativas e seus finais surpreendentes. Clipes que parecem curtas-metragens...

http://youtu.be/fqTuQlNg_yQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário