sábado, 14 de janeiro de 2012

Redes Sociais na Escola - Educar na Cultura Digital


http://youtu.be/J6W9O5yuUOI


http://youtu.be/-ngWrxb1UK8


http://youtu.be/4OHfuDPbnOU


http://youtu.be/SoRbEDJwznA


http://youtu.be/f89UUEx5d3E

Acima, entrevista (em 5 partes) de Sonia Bertocchi, do portal Educarede, na TV Web - Programa Educar na Cultura Digital (exibido em 10/11/2010), com o Thiago Dória, jornalista e pesquisador de mídias sociais, e Claudemir Viana, gestor da rede social Minha Terra, do portal EducaRede, que pesquisador das relações entre criança, mídias e educação.
Um ótimo material para tratar de mídias e redes sociais, conceitos, pré-conceitos e preconceitos...
Como destacado: "Uma coisa é rede social Twitter, outra a plataforma tecnológica Twitter". Destaques também sobre linguagem, textos e contextos...
E algumas ideias para reflexão: "Não é o [fone] celular que é móvel, mas a pessoa. Celular é meio..." Também sobre comunicação, educação, formas de expressão, mediação e mídia ação.
É preciso trabalhar com o audiovisual diante de uma geração eminentemente audiovisual. Afinal, segundo Thiago Dória: "A escola é uma rede social real"; e é preciso "Pensar a internet, além do computador, do carro, do celular, da TV, de qualquer dispositivo e qualquer lugar... Da questão da mobilidade é isso, o jovem que é móvel e não o celular..."
De acordo com Sonia Bertocchi: "A escola foca tudo que diz respeito à internet no computador..." Mas a internet pode ser hoje acessada de diversas formas, com mais mobilidade do que em um laboratório de informática.
Recordo da canção de Caetano Veloso, hino dos anos 1970, "É proibido proibir". Hoje, celular, redes sociais, mídias, you tube, google, chat etc sçao proibidos no ambiente escolar. Por desconhecimento, antes se proíbe para depois ver o que se faz.
Como bem lembrou Claudemir Viana, "antigamente as revistas de HQ não eram bem vista na escola, hoje são recursos de apoio no processo de aprendizagem". Assim, foi com a TV e agora com a internet. Toda nova tecnologia traz receios.
Viana, indagado sobre "quem aprende mais na rede ou no presencial?", diz que tudo depende do interlocutor, independente do meio, se presencial ou virtual, e de fato, online ou off line, presencial ou a distãncia tem bons e maus professores e alunos, depende muito das formas de interação.
Ainda Viana e Bertocchi comentam sobre o bloqueio da rede pública de educação ao acesso às redes sociais, blogs, web etc. Bloqueiam laboratório, mas o aluno acessa tudo via celular... Aí, proíbem o celular na escola... por conta da suposta segurança na educação e indagam: esses alunos não acessam às redes fora da escola?
Sonia Bertocchi destaca que o objetivo é "Educar na e não para a cultura digital..." Cultura digital todos já estão aos poucos se integrando, o importante é saber compartilhar, produzir, estabelecer trocas.
Thiago Dória comenta que o blog serve para essa interação, mostrando o passo a passo de um projeto, um espaço, que o Educa Tube pensa ser um pequeno ambiente de EaD, para atividades extra-classe... Ou como Dória diz: "Uma plataforma para uso diversos, criando a sua própria rede social".
Por fim, Viana declara que a "preocupação do professor, hoje, é a ferramenta, mas que deve deve ser o conteúdo". Que a visão de mundo do aluno é que deve prevalecer, e criar condições em que a ferramenta possa ajudar neste processo...
Eis alguns tópicos da referida entrevista que serve para estabelecer um debate no ambiente escolar sobre a própria educação, as tecnololgias, as redes e as mídias sociais...

3 comentários:

  1. olá!!Tudo bom?
    Publiquei indicação destes vídeos no blog da Escola Medianeira no dia 10/dez e republiquei no dia 12/jan para fazer uma enquete e conhecer a opinião dos internautas na questão: Acesso às redes sociais na escola: deve ser sem restrições ou bloqueado? Se quiser contribua com seu voto!!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maria do Carmo, visitarei o blog sim... Essa entrevista é muito interessate para ser trabalhada na comunidade escolar. Bela iniciativa. Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. Um livro muito bom que estou lendo sobre o tema é:

    “A Utilização das Redes Sociais na Educação”

    http://clubedeautores.com.br/book/50369–A_Utilizacao_das_Redes_Sociais_na_Educacao

    ResponderExcluir