domingo, 8 de janeiro de 2012

A vida imita a arte e suas diversas linguagens


http://youtu.be/jwXhS0uD1SU
Proposta de casamento criativa utilizando memes realizada no dia 30/11/2011 em Kuala Lumpur, Malásia. (mais que a proposta em si, penso na utilização desse vídeo para tratar de linguagem verbal e não-verbal). A música também é bela, de Christina Perri - A Thousand Years (vídeo ao final desta postagem).

O casal neste vídeo é Timothy Tiah Ewe Tiam, e sua namorada da Malásia, Audrey Ooi Feng Ling, que aceitou o pedido de casamento feito através de meme.

Segundo a wikipédia:

"Um meme, termo cunhado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller O Gene Egoísta, é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros) e outros locais de armazenamento ou cérebros. No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se."

Ainda conforme a wikipédia:

"Quando usado num contexto coloquial e não especializado, o termo meme pode significar apenas a transmissão de informação de uma mente para outra. Este uso aproxima o termo da analogia da 'linguagem como vírus', afastando-o do propósito original de Dawkins, que procurava definir os memes como replicadores de comportamentos."

Mais sobre meme, link abaixo:

Meme - Wikipédia

Pesquisando atrás da canção do vídeo, achei referência a cena do filme Love Actually (vídeo abaixo), e de fato tem muitas semelhanças. O que me remete a frase do grande "filósofo contemporâneo" Abelardo Barbosa, O Chacrinha, apresentador de shows de calouros na TV brasileira, no século XX, que dizia, parafraseando máxima de Lavousier que "Nada TV nada se cria, tudo se copia". Pelo jeito na internet idem. :-))

Independete disso, um ótimo material para professores de português e inglês trabalharem com seus alunos temas como formas de linguagem e tradução.
Rico material para falar de linguagem e suas múltiplas formas de comunicação, sobre influências da mídia na sociedade; para discutir esse mundo em forma de Reality Show com suas câmeras registrando tudo e todos. Enfim, trabalhar, com arte, cultura, educação e sociedade de forma integrada, reflexiva e multifocal...


http://youtu.be/2KtVKu9CfDA

Abaixo, vídeoclipe com a música de Christina Perri - A Thousand Years:


http://youtu.be/rtOvBOTyX00

Abaixo, versão legendada do vídeoclipe de Cristina Perri:


http://youtu.be/OvG2IMxjKc0

Nenhum comentário:

Postar um comentário