quinta-feira, 21 de junho de 2012

Futebol e filosofia


Este divertido vídeo, um curta-metragem do grupo de comédia Monty Phyton, que batizei deFutebol e filosofia, encontrei por acaso, certa vez na web, e trata de forma humorada sobre Filosofia e Futebol, num hipotético jogo entre alemães e gregos e cujo juiz é Confúcio.
Publico no Educa Tube, dedicando o mesmo a dois amigos das redes sociais: o professor de filosofia Albio Fabian Melchioretto, de Blumenau - SC e o radialista e professor de História Fábio Beilfuss, de Rio Grande - RS.
Um vídeo que dá pra trabalhar questões como educação, filosofia, história, esportes na sala de aula ou no laboratório de informática, usando o humor para falar de algo sério. Afinal, depois de Sócrates, Aristóteles e Platão, na filosofia, apareceu outro trio talentoso (Sócrates, Zico e Falcão, em 1982), no futebol. Ao invés do campo das ideias, o outro trio, no campo verde dos sonhos, apesar de ter sido uma geração que não foi campeã, mas encantou o mundo pelo seu belo futebol. :-)
Afinal, há sempre uma filosofia nos esportes, principalmente os coletivos, e, em especial, no futebol.
Recentemente dei entrevista a Fábio, em seu programa de rádio, falando sobre Educação, tecnologia e suas múltiplas linguagens.
Posteriormente, Fábio fez-me a seguinte indagação:

- Dentro da atual conjuntura da educação, qual é a importancia do esporte para uma mudança do atual paradigma?

Abaixo a resposta, que vem de encontro ao vídeo acima, afinal, futebol é a grande metáfora da vida:

JOSÉ ROIG:

Acredito que o esporte tem grandes lições a dar aos educandos, pelo próprio espírito de organização, planejamento, e redenção que o mesmo tem.
Muitos são os exemplos de esportistas que superaram grandes desafios para conseguir seu objetivo de vida. Um dos exemplos mais emblemáticos é o caso de Cafu, ex lateral do São Paulo F.C., ex lateral e capitão da seleção brasileira de futebol na conquista do penta, nos EUA. Passou por mais de 5 clubes, diversas “peneiras”, até conseguir uma chance num grande clube. Assim é na vida, o jovem sem experiência de trabalho precisa ter essa persistência até conseguir o primeiro emprego.
É sabido que o esporte requer disciplina, e se modalidade coletiva, mais ainda, requer espírito de grupo, algo necessário no ambiente escolar, pois as boas práticas educativas, normalmente requerem projetos colaborativos para obtenção de sucesso. Existem diversos filmes que lidam com essa temática, um deles, chamado Um Sonho Possível, inspirado em fatos reais, mostra como um jovem sem lar, que é adotado por uma família de posses nos EUA, através do futebol americano, consegue superar seus limites. Neste filme, o papel da família é essencial, a começar pela mãe adotiva que percebe formas de ensinar, a partir da observação.
Este e outros filmes e vídeos, com foco educacional, divulgo em meu blog chamado Educa Tube, que é um espaço para indicar materiais de e para professores. Um espaço virtual mantido pelas sugestões de diversos educadores pelo país e exterior, que são responsáveis por cerca de 90% das sugestões do referido acervo digital. Trabalhar com a prática física e com recursos diversos, como vídeos e filmes (teoria e prática) são algumas das possibilidades de valorizar o espírito de equipe em uma turma, através do esporte.

Aqui, link para o filme no blog:

UM SONHO POSSÍVEL - Cinema, esporte e educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário