sábado, 9 de junho de 2012

O mundo é onde vivemos (o eco versus o ego)


O vídeo acima, O mundo é onde vivemos, um belíssimo jogo de imagens em tela dupla, entre o modo de vida da humanidade e as relações coma Natureza, descobri no You Tube, quando pesquisava um tema sobre gestão de pessoas em EaD, e é um ótimo material motivacional, para lidar justamente com a gestão, em sentido mais amplo, desde tempo e espaço, seres e coisas...
Mostrar que o particular está intimamente, umbilicalmente ligado ao universal. Que somos todos parte de uma engrenagem social e de uma mecânica natural, e que os atos de uns têm reflexos nos de todos.
De fato, estamos todos conectados a redes, sem fio ou não...
E o fio condutor de nossos atos deve estar focado em planejamento, estratégias, troca de informações, compartilhamento de ideias.
Mas precisamos que essas conexões (seja por fibra ótica ou simplesmente o olhar de observador), quando feitas por educadores e alunos, sejam efetivas e tenham o caráter mais pedagógico do que meramente social.
Se o mundo é onde vivemos, que a escola, que é o local que mais vivemos depois de nossa casa, seja também um local propício a interações efetivas, com a colaboração da família e da comunidade.
Estamos todos conectados, como mostra a frase final desse beli vídeo de apenas um minuto. Mas precisamos, para sermos naturais em nosso cotidiano, saber reconhecer as lições que existem ao redor, feitas pela Mãe Natureza, que mantém tudo em seus ECOssistemas, funcionando perfeitamente, até a intervenção, nem sempre adequada do chamado "bicho" homem, que é um apenas entre tantos seres vivos, mas que por conta de seu imenso EGO, quer ser sempre o centro das atenções.

Para refletir sobre isso, reproduzo imagem (abaixo) "Ego versus Eco", que descobri certa feita, no facebook da educadora Sonia Bertocchi, de Indaiatuba - SP - Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário