domingo, 10 de junho de 2012

Uma espécie de contos de fadas



O belo videoclipe acima A Sorta Fairtale (Uma Espécie de Contos de Fadas), da cantora Tori Amos, foi indicação via facebook da coleg'amiga Elisângela Zampieri, professora da educação especial de Curitibanos - SC - Brasil, editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE.
Vi o clipe com um duplo olhar, como tenho feito, desde que criei o blog Educa Tube: primeiro, como a metáfora do amor, depois como a da educação.
Do amor, por que um casal se constrói no cotidiano, um é perna (caminhante), outro é braço (apoio constante). Razão e Emoção. Teoria e Praticidade. Um depende do outro, um molda o outro no dia-a-dia.
Assim é o ato de educar, sejamos pais ou educadores, pois precisamos um do outro. Que seria dos pais sem os filhos, dos professores sem os alunos, um não existiria sem o outro.
Como educadores, precisamos saber conciliar a perna (suporte do referencial teórico) com o braço (da prática didática e metodológica). O sucesso da teoria depende da prática e vice-versa, não tem como ser diferente, e quem é indiferente a isso, provavelmente não obterá o devido sucesso em seu fazer pedagógico.
No clipe, mostra a trajetória de um casal simbólico, que representa muito a jornada amorosa de outros tantos pela face da Terra. Os que "crescem" e tornam-se seres humanos plenos, deixando de ser apenas perna ou braço, são aqueles que ajudam-se mutuamente, se constroem no caminhar, aprendendo um com o outro... A vida é uma eterna aprendizagem...
Eis a lição que este belo videoclipe me proporcionou e que incluo, desde já, no acervo digital do Educa Tube, como uma pequena reflexão sobre o amor ao outro e à educação. E que incorporarei também ao projeto Clipes que parecem Curtas (que reúno desde 2011, e indico videoclipes que parecem ter uma narrativa cinematográfica para trabalhar interpretação e produção textual em linguagem verbal e não verbal com alunos).
Para saber mais sobre o projeto Clipes que parecem Curtas, basta procurar nos marcadores deste blog.

Abaixo, link para a tradução da bela canção:

A Sorta Fairtale - Tori Amos

Nenhum comentário:

Postar um comentário