sexta-feira, 13 de julho de 2012

A Cor do Tempo (premiado curta-metragem feito por alunos)



O belo curta-metragem acima A Cor do Tempo, foi indicação via facebook da coleg'amiga Leneci Cabreira Gonçalves, educadora de Santa Vitória do Palmar - RS.
Trata-se de vídeo finalista na Categoria Ensino Médio, da 3ª Edição do Claro Curtas - Festival 2011. Prêmio Nacional de Curtíssima Metragem. Vencedor na categoria escolhido pelo Voto Popular e foi feito pelos alunos do Colégio Estadual Getúlio Vargas, de Pedro Osório - RS - Brasil.
Segundo a professora Leneci: "Os autores desse vídeo são alunos do ensino médio, de Pedro Osório/RS. Eles contaram essa experiência no seminário 'Boas Práticas Pedagógicas Digitais', juntamente com a professora. Os alunos falaram da saga que tiveram que fazer, buscando os direitos autorais das pessoas e da autora da música, que é estrangeira. Foram premiados com 2 mil reais em barras de ouro, filmadoras e computador para Escola. Foram feitas diversas publicações em jornais e revistas sobre o vídeo."

Opinião do Educa Tube:

A Cor do Tempo é um daqueles momentos mágicos que une arte e cultura, educação e tecnologia, história e sociedade.
Com apenas 1 minuto e 27 segundos de duração traz uma mensagem universal, da relação das pessoas com o tempo, mostrando crianças e idosos (estes do Lar São Francisco, de Pedro Osório, RS) para refletir sobre diversos temas como cor, raça, temporalidade, historicidade, tecnologia, educação etc.
A máquina datilográfica que divide a tela com o teclado de um microcomputador traz essa noção da transitoriedade das coisas e também das pessoas, e de que "o tempo passa rápido demais". Logo os filhos, que eram crianças, tornam-se adultos. Os pais passam a ser os filhos de seus filhos, e estes pais de seus pais. É a lei da vida, que ninguém consegue revogar as disposições em contrário.
Enquanto há tempo, pensemos nos alunos, de fato, como os jovens e adultos de amanhã. Afinal, amanhã, talvez, quase certo, não teremos outra chance de reviver o que já foi vivido.
Saber utilizar o potencial autodidata e mecanicista desta geração em prol da integração de ideias e ideais, de mídias e redes sociais para divulgar as boas práticas, digitais ou não, que existem nas escolas, mas que não têm o devido espaço na grande mídia, que prefere investir em programas de gosto discutível, que apelidam de reality shows (espetáculos de realidade).
Parabéns aos alunos, professores e demais integrantes do Colégio Estadual Getúlio Vargas, de Pedro Osório pela bela integração das mídias na educação.

Um comentário:

  1. Realmente, José Antônio Roig, o vídeo permite essas inúmeras reflexões que expuseste acima e ao mesmo tempo mostra que o tempo tem "cor"; num crescendo da infância à maturidade. Assim como em todos os aspectos da vida; no conhecimento como um todo que corre velozmente, principalmente quando falamos na área da informática. Também concordo que há muitas praticas pedagógicas exemplares, das quais não somos conhecedores pela falta de divulgação. A educação não rende ibope, infelizmente.
    Aproveito a oportunidade para parabenizar a Escola de Pedro Osório pelo excelente trabalho realizado!

    ResponderExcluir