domingo, 29 de julho de 2012

Museu da Infância



Imagem acima de um belo portal que descobri via Facebook, chamado Museu da Infância, link para visitação AQUI.
Conforme apresentação do referido pelo próprio:

"O Museu da Infância é um espaço que, desde 2005, preserva, promove e divulga as coisas feitas para crianças (como os brinquedos, por exemplo); a produção das crianças (seus desenhos, pinturas etc.); e também o que é produzido sobre a infância (como filmes, livros teóricos, dentre outros). O que queremos é que crianças e adultos possam descobrir coisas novas; e que professores e pesquisadores tenham acesso a material científico de apoio.
Em 2006, para que todos pudessem conhecer melhor o que o Museu guarda, o seu acervo, foi lançado o Museu Virtual da Infância, com um Banco de dados no qual até agora estão cadastrados 246 objetos da infância, 268 objetos para infância e 60 objetos sobre a infância. Em breve, todos os milhares de objetos do acervo estarão online – acesse e conheça-os!
No início de 2010, o Museu Virtual da Infância abriu uma porta voltada principalmente para as crianças: o jogo Caixa de brinquedos, uma maneira divertida e intrigante de conhecer e interagir com desenhos e brinquedos do acervo. Entre e jogue você também!
No momento estamos trabalhando em mais uma novidade: o Espaço do Educador, voltado especialmente para professores. Acompanhe de perto cada etapa deste projeto!"

Um ótimo material para trabalhar com o imaginário infantil.

O Educa Tube sugere também aos educadores assistirem ao curta-metragem A Invenção da Infância, de Liliana Sulzbach, já indicado neste blog, conforme link abaixo:

A INVENÇÃO DA INFÂNCIA

Conforme sinopse deste documentário produzido em 2000: "Ser criança não significa ter infância. Uma reflexão sobre o que é ser criança no mundo contemporâneo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário