sexta-feira, 6 de julho de 2012

A conversa do eu do presente (2012) com o eu do passado (1992)



O vídeo acima, A Conversation With My 12 Year Old Self: 20th Anniversary Edition, que intitulei como A conversa do eu do presente (2012) com o eu do passado (1992), descobri através de indicação do jornal virtual do Professor Martinho, via Twitter, e achei extremamente criativo, original e motivador para um debate em sala de aula.
Interessante a conversa do jovem de 2012 (com 32 anos de idade), antecipando o que seria a internet ao jovem de 1992 (ainda com seus 12 anos), quando logicamente a rede mundial de computadores era restrita a universidades, fins militares e algumas corporações, mas não tinha, que nem o microcomputador esse poder e amplitude que tem hoje, quase onipresente em cada local.
Outra frase que destaco é do jovem de 2012 dizer ao seu eu de 1992 que ele é o resultado das escolhas que o menino fez durante a vida. 20 anos se passaram entre uma cena e outra. para refletir e motivar.
Muito criativo o vídeo produzido e interpretado por Jeremiah McDonald, a partir de cenas dele próprio, 20 anos antes, e depois editada com cenas do presente, neste diálogo que promove reflexão sobre os caminhos que a vida nos leva e as escolha que fazemos.
No vídeo em questão, na parte inferior direita da janela do You Tube, ao lado da régua de tempo, há a opção CC, para escolha de legendas. Não é uma tradução fiel, mas pode auxiliar a quem não entenda o inglês, para pelo menos perceber o sentido dessa conversação, proporcionada pela tecnologia.
Uma bela ideia que poderia ser colocada em prática no ambiente escolar, a partir da edição de vídeos, em trabalho colaborativo entre professores e alunos, usando cenas de filmes, vídeos, animações etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário