sexta-feira, 6 de julho de 2012

Salve esta noite! Salvemos o nosso dia! (música e educação)


O criativo e original videoclipe acima Save Tonight (Salve esta noite), da banda inglesa Eagle Eye Cherry, redescobri por acaso, por essas incríveis intertextualidades e interconexões das redes sociais.
A amiga Leilanir D'Avila, via Facebook, indicou a todos a Rádio Antena RG, que por essa casualidades do destino, estava tocando no ar a bela canção do vídeoclipe acima. Logo me relembrei do mesmo e da da possibilidade de o utilizar para tratar de educação e sociedade, como um exercício de alteridade, de se colocar no lugar do outro.
No referido clipe o vocalista da banda se divide em dar vida a diversos personagens do cotidiano, como um cidadão comum, um açougueiro, um ladrão, um motorista, um música de rua e um morador de rua, até voltar ao cidadão comum, num ciclo, numa conexão, mostrando que todos podem ser um só, e que cada um poderia ser um deles. Múltiplas possibilidades de viver uma mesma vida, tudo dependendo das oportunidades que temos ou que não nos são oferecidas. Todas essas personagens do cotidiano tem o mesmo rosto. De fato um exercício de alteridade, de se colocar no lugar do outro.
Amparado em uma letra que fala de salvar a noite e salvar o dia - em sentido amplo e não apenas na questão temporal, pura e simplesmente -, o videoclipe se presta a diversas possibilidades educacionais e sociais, para discutir educação e sociedade.
Vejo no clipe, na música, dança, nas imagens, e na narrativa visual - que muito se parece com um curta-metragem - a possibilidade de utilização em oficinas de interpretação e produção textual com alunos das disciplinas de língua portuguesa e inglesa, em atividades inter e multidisciplinares com outros professores, seja de artes ou outra área do conhecimento.

Abaixo, link para a tradução da canção:

SAVE TONIGHT - EAGLE EYE CHERRY (tradução)

Outro belo clipe que parece um curta-metragem, da mesma banda, chama-se Nunca desista, vide abaixo, link para postagem no Educa Tube.:

NUNCA DESISTA - EAGLE EYE CHERRY

Vejam também a proposta de uso de videoclipes na educação, através de projeto por mim elaborado, unindo mídias, educação e literatura:

Projeto Clipes que parecem Curtas

Nenhum comentário:

Postar um comentário