domingo, 15 de julho de 2012

Um oceano de plástico: o lixão do Pacífico (televisão e educação)



A imagem acima, encontrei no Facebook e trouxe para ilustrar esta postagem que apresenta a reportagem (vídeo abaixo), Um oceano de plástico: a sujeira sse acumula no Lixão do Pacífico, veiculada no Programa Fantástico, da Rede Globo, Rio de Janeiro - RJ - Brasil e indicado via email pelo professor Robert Betito, do IFRS Campus Rio Grande. Nesta imagem, uma metáfora do verdadeiro ditado de "varrer toda a sujeira para debaixo do tapete", no caso, o tapete aqui é o próprio oceano, pacífico demais.



Segundo apresentação do vídeo no You Tube: "Entre o litoral da Califórnia e o Havaí, uma área enorme ganhou um triste apelido: o Lixão do Pacífico. Levadas pela corrente marítima, toneladas e toneladas de sujeira, produzidas pelo homem, se acumulam num lugar que já foi um paraíso.
Um oceano de plástico, uma sopa intragável, de tamanho incerto e aproximadamente 1,6 mil quilômetros da costa entre a Califórnia e o Havaí e que, segundo estimativas, seria maior do que a soma de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás."
Imaginem só, um lixão em pleno oceano, cuja soma seria maior que os estados de SP, RJ, MG e GO. O Oceano é Pacífico, mas não podemos, enquanto humanidade, ficarmos tão pacíficos a esta situação.
Um ótimo material para trabalhar conceitos de meio ambiente e educação ambiental na comunidade escolar. Para refletir nosso papel enquanto produtores de lixo e mais lixo, da questão da reciclagem e do modo de vida da atual sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário