sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Cuidado: videoclipe que é a metáfora da educação




O belíssimo videoclipe experimental Varúd (Cuidado), da banda islandesa Sigur Rós (Rosa da Vitória), em seu recente projeto Valtari é para o Educa Tube uma pequena metáfora da educação.
Quantas vezes, nós, educadores, não nos sentimos ilhados, perdidos, isolados, num terreno aparentemente íngreme, sem saber para onde ir?
Quantos desfiladeiros, penhascos, mares desconhecidos precisamos atravessar em nossa profissão?
Muitas vezes enfrentamos clima hostil (chuva de bolinhas, neve do frio olhar de alguém) e precisamos continuar subindo neste monte desconhecido para chegar ao topo e ver as coisas como elas são... Automotivar-se para poder motivar a alguém.
De repente, sinalizamos nosso pedido de ajuda, e os verdadeiros educadores, seja no mundo real como no digital, de repente aparecem, com seus sinais luminosos, tornando as noites claras como o sol...
A rede social educacional (na escola ou no ciberespaço) promove essa interação, de não nos sentirmos tão sós, tampouco ilhados, percebendo outros educadores que lançam aos céus seus balões de ensaio para inspirar uns aos outros. Seja via blog, site, facebook, twitter, lista de emails ou contato direto.
Este é o caminho da educação: compartilhar dúvidas e certezas. Educação é universal. Não é federal, estadual ou municipal, nem pública ou privada, mas algo muito maior do que estas divisões.
A educação requer cuidado e os educadores que se sentem acompanhados rendem mais e melhor, desde que devidamente respeitados e reconhecidos em seu fazer pedagógico.
Afinal, toda profissão para ser bem executada, precisará de um professor: aquele que fez primeiro uma escalada e conhece o caminho das pedras como nem um outro.

Observação:
Sigur Rós ofereceu a uma dúzia de cineastas o mesmo orçamento modesto e pediu-lhes para criar vídeos para o seu novo álbum Valtari. Os cineastas tiveram completa liberdade criativa, e a banda desconhecia completamente o que aguardar.
Mas o resultado foi surpreendente.

2 comentários:

  1. Olá José Antônio, como vai?

    Passei para desejar uma ótima semana da Pátria.
    Parabéns pelos textos. A blogosfera é carente de blogs que tenham informações relevantes, e você está contribuindo para que ela se torne cada vez mais rica em conhecimentos. Você faz a diferença!
    Obrigado por fazer parte deste universo virtual, obrigado por compartilhar um pouco do que sabe e contribuir para o aprendizado de muitos.
    Permita-me deixar o link para o blog Marquecomx, obrigado:

    http://www.marquecomx.com.br/

    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que o blog consiga cumprir seu papel social de divulgar material de e para educadores, e que outros possam socializá-lo. Visitarei, sim, o blog Marquecomx. Grato pelo comentário e visita. Um abraço.

    ResponderExcluir