sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Luiz Mendes, a descoberta da leitura e do escritor (Educação, literatura e prisão)


O vídeo acima, Luiz Mendes, a descoberta da leitura e do escritor, trata-se de "entrevista de Luiz Mendes, um ex-presidiário que por causa da leitura se tornou escritor, e atualmente dá aulas em oficinas de leitura e escrita." Conheci a vida e o trabalho de Luiz Mendes, ou pouco antes de dar uma palestra sobre o incentivo à leitura para apenados da PERG - Penitenciária Estadual do Rio Grande, em Rio Grande, RS, Brasil, a convite de Suze Marta Cardoso e Roberta Freitas, na época (2005), acadêmicas de Biblioteconomia, que estavam estruturando o biblioteca do local.
Uns dias antes, Suze me mandou link por e-mail sobre entrevista online de Luiz Mendes, via Rádio Atlântida, baseada noutra entrevista para a Revista Trip (aqui, arquivo de áudio).
Impressionou-me a história de vida de Luiz, preso ainda jovem, com 18 anos, que ficou mais de 30 anos na prisão, e que pode mudar sua vida através da leitura. Luiz deu aula mais de 15 anos no presídio, alfabetizando, fazendo oficinas de criação literária.
Recordo-me Luiz contar que o dia que foi liberto e saiu à rua, depois de mais de 30 anos confinados, se sentia meio que astronauta, pois muita coisa ele ouvia falar, mas não tinha visto. No metrô, quando este saiu, ele levou um tombo, pois nada conhecia daquele "admirável mundo novo".
Luiz Mendes diz que "Os livros me salvaram, salvam e acredito que me salvarão sempre."
Mais um grande exemplo do poder do livro e da educação, pois Luiz tornou-se professor de outros apenados, quando ainda estava preso e depois passou a ensinar, através de oficinas literárias, dentro e fora da prisão.
Durante a palestra que dei no presídio, tive contato com diversos apenados e suas histórias de vida. Um deles, um jovem responsável pelo acervo da biblioteca da PERG, que foi aluno na escola onde trabalhei, e que por uma fatalidade foi preso, mas agora está integrado, trabalhando em escola particular; um outro foi vizinho do sítio do Monteiro Lobato, outro fez uma paródia do Hino Nacional Brasileiro, em forma de rap; outro, perguntou-me qual a importância de Goëthe para o pensamento ocidental.
Curioso, dois anos após, entrei para o mestrado em Letras (área História da Literatura) e pude pesquisar melhor sobre Goëthe e seu papel no pensamento ocidental (do romantismo ao realismo), bem como encontrar o apenado que me fez esta pergunta, integrado à sociedade, trabalhando em uma loja de fotocópias, ainda ligado ao mundo dos livros, ainda que de forma indireta. As voltas que o mundo dá e que bem poderiam fazer parte de um outro livro. :-))

VEJAM ABAIXO, A HISTÓRIA DE VIDA DE LUIZ MENDES:







Conforme apresentação dos vídeos acima, no You Tube:

Uns dizem que ele é pretensioso, outros o admiram. Já ele considera-se o produto de seu fracasso e sua vontade. Esse é Luiz Alberto Mendes, o ex-presidiário, condenado a mais de 100 anos, que passou de semi-analfabeto à estudante universitário.

Abaixo, entrevista de Luiz Mendes a WebTV.Uneb (Universidade da Bahia), contando como a leitura mudou a sua vida:



Fonte:
http://www.webtv.uneb.br/historia-de-vida-luiz-alberto-mendes-conta-como-a-leitura-mudou-a-sua-historia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário