quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A passagem do tempo e a educação



O vídeo acima, Attenuation (atenuação, deterioração, enfraquecimento), descobri, via Google + de Thommy Lacerda Sossai, do Espírito Santo, Brasil, que também compartilhou do blog Mídi@s na Educação.
Vídeo de Maxim Mezentsev e Katiy Sergeeva, com música de Swod - Tucholskystr.34, demonstrando o efeito do tempo nas coisas, como cartas, folhas e flores.
Como educadores, sejamos pais e/ou professores, podemos atenuar esta passagem do tempo nas coisas e até nas pessoas, ensinando a preservar não apenas a escrita, os livros, as folhas, flores e frutos, junto ao alunado. Mas atenuando também a passagem do tempo em nossa memória coletiva, preservando os registros de nossas atividades na comunidade, através de coleta de imagens e vídeos da prática escolar, como banco de dados virtual, seja no computador ou na chamada nuvem.
Muita coisa que é feita na escola, com o passar do tempo, é esquecida ou até mesmo desconhecida da comunidade escolar, restrita apenas à sala de aula.
Pensar que o tempo passa, as pessoas se vão, mas suas boas práticas educacionais podem permanecer à disposição das novas gerações de professores e de alunos é prestar um serviço de utilidade pública aos que virão e verão tudo isto no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário