quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Cinema e Matemática: entre o memorizar e o aprender ( 5 x 5 = Natal)



O vídeo acima, Cinema Paradiso - Aula de Matemática, cena destacada do referido filme, descobri no You Tube, e trata de uma aula de matemática, como era dada antigamente, na base de memorização e castigo. Há que se dar a devida proporção ao tempo e espaço, pois este era o contexto normal da educação naquela época. O castigo era aceitável, tanto por professores e pais, e uma prática regular. Hoje é algo intolerável. Mas o mundo mudou, em algumas coisas. Mas disposição das salas de aula, ainda é a mesma.
O que este vídeo mostra é que a educação, ainda hoje, se calcada apenas na memorização, ou chamada "decoreba", sem que o aluno saiba o sentido de para que serve aquilo, para que vem à escola, acaba ocorrendo como no filme: o menino não consegue dizer quanto são 5 x 5, e mesmo ajudado por um colega, acaba se confundindo todo, pois lhe falta o raciocínio lógico e matemático.
O verdadeiro educador, independente da época, se souber motivar o aluno, nunca precisará de ameaças, pois ao dominar o conteúdo e o expor de forma criativa, ao natural terá o domínio da classe. Esta é uma lição que aprendi com alguns de meus professores e colegas, observando sua prática escolar.
O filme Cinema Paradiso é repleto de cenas para reflexão, e sugiro a todo educador assistir e selecionar outras cenas que possam ser utilizadas na educação.
Abaixo, link para download do referido filme, no blog Baixar Filmes Completos:

CINEMA PARADISO

Abaixo, sinopse do filme:

Sinopse: Nos anos que antecederam a chegada da televisão (logo depois do final da Segunda Guerra Mundial), em uma pequena cidade da Sicília o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e procurou travar amizade com Alfredo (Philippe Noiret), o projecionista que se irritava com certa facilidade, mas parelamente tinha um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembrança, quando agora Toto (Jacques Perrin) cresceu e se tornou um cineasta de sucesso, que recorda-se da sua infância quando recebe a notícia de que Alfredo tinha falecido.

Observação do Educa Tube:
Cinema Paradiso é um filme especial em todos os sentidos, primeiro pela declaração de amor ao cinema; em segundo, pelo lado afetivo, pois meu pai, quando garoto, foi também, antes de se tornar artista plático, operador de projeção do cine Caricatos, da pequena São José do Norte, RS, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário