domingo, 23 de setembro de 2012

Crime e Castigo, de Piotr Dumala (animação e literatura)





O vídeo acima, Crime e Castigo, dirigido por Piotr Dumala, inspirado em clássico da literatura universal, de mesmo nome, de autoria de Fiódor Dostoiévski, foi indicação, via Facebook, do amigo Alexsandro Oliveira, advogado e graduando em Educação Física, de Rio Grande, RS, Brasil.
òtimo material para trabalhar arte, cultura e literatura no ambiente escolar.
Apresentação do vídeo no You Tube:

"Piotr Dumała (nascido em 09 de julho de 1956, em Varsóvia) é um diretor de cinema polonês e animador. Sua técnica de animação é original e fascinante, entre as mais interessantes dos últimos 30 anos. Enquanto em treinamento para ser um escultor, ele descobriu que as imagens em gesso pintado poderiam ser uma bela maneira de criar animações. Esta é apenas uma técnica de um método chamado de animação destrutivo, quando uma imagem é apagada (neste caso, pintado) e re-desenhado para criar o próximo quadro na seqüência. William Kentridge é outro artista que trabalha desta forma destrutiva. Principais temas Dumala, e a maneira de mostrar a eles, lembram ostensivamente o mundo do escritor Franz Kafka.
Dumala coloca gesso cartonado pintado de preto sob a câmara. Cada fase do movimento é gravado com agulhas finas. Passa a tinta e, assim, obtém linhas brancas e escotilhas no fundo escuro. Cada desenho tem um alto valor gráfico. No entanto, depois de ter sido gravado, cada desenho é redesenhado com tinta preta. Seu trabalho o colocou entre os maiores criadores que melhoraram a técnica de animação com inovações originais."

Mais informações sobre a vida e obra de DUMALA:

ZBRODNIA eu KARA / Crime e Castigo é a história de crime e de amor, uma história à margem do sonho e da realidade. Como Dumala diz: "É a história de amor e de como o amor pode ser destruído pela obsessão em nossas vidas estamos sujeitos a duas unidades contraditórias -. Unidade para ser bom e ruim, a propensão para amar e odiar". Roteiro baseado no romance de Fiódor Dostoiévski, direção, animação, design, cenários e efeitos visuais: Piotr Dumala ; cinematografia: Jan Ptasinski; produzido por Bow e Entretenimento Machado, TVP SA; distribuição:. Spinka Cinema estréia: 15 de fevereiro de 2002; duração: 34 min . Nos cinemas Crime e castigo por Piotr Dumala será mostrado junto com o filme Jolanta Dylewska de SWIAT WG Piotra D. / O Mundo Segundo PIOTR D. "Ao longo de nossas vidas, todos e quaisquer encontros com os seres vivos, coisas ou situações estão repletas escondido .. significados Ao olhar para Piotr - em seu olhar, concentrado focado - e olhando através de seus olhos para o mundo que nos rodeia, a ouvir seus pensamentos, podemos aprofundar e enriquecer a nossa experiência de sua arte " Direção, roteiro, cinematografia: Jolanta Dylewska; produzido por Marek Nowowiejski; distribuído pela Spinka. Cinema estréia: 15 de fevereiro de 2002; duração: 27 min.

Fonte:
http://www.culture.pl/web/english/resources-film-full-page/-/eo_event_asset_publisher/eAN5/content/crime-and-punishment-directed-by-piotr-dumala

Nenhum comentário:

Postar um comentário