terça-feira, 18 de setembro de 2012

O que as pessoas precisam? Pessoas precisam de pessoas...



O vídeo acima, O que as pessoas precisam? (What do people need?), trata-se de animação a partir de poema de Banjamin Zephaniah e ilustração de Phil Hankinson, com direção de Jonnie Lyle e produção de Joanna Brown.
Uma indicação, via Twitter do colega e amigo Robson Freire, educadora de Itaperuna, RJ, Brasil e editor do blog educacional Caldeirão de Ideias.
A pergunta: O que as pessoas precisam?, já traz em si a resposta: Pessoas precisam de outras pessoas. Ninguém consegue viver isolado, ainda mais nos dias de hoje. Todos precisamos uns dos outros. Pessoas precisam de pessoas, empresas precisam de pessoas. Pessoas jurídicas não vivem nem prosperam sem pessoas físicas. Cada vez mais, em um mundo competitivo, consumista, precisamos ter esta noção de que "devagar se vai ao longe", desde que integrados, irmanados, não em sociedades secretas ou sociedades anônimas, mas em redes sociais, sejam temáticas (de educadores, de empreendedores etc), sejam universais.
O que as pessoas precisam? Sentirem-se humanas, realizadas e integradas à sociedade, e aí o papel fundamental do educador, de fazer o aluno entender que todos precisam uns dos outros, e dos próprios educadores descobrirem a força que possuem, quando unidos em prol de um projeto inter e multidisciplinar, que possibilite trabalhar questões em comum e a diversidade de conhecimento e de pessoas no ambiente escolar.
Como o Educa Tube tem dito seguidamente: O futuro da educação e da sociedade é o compartilhar dúvidas e certezas, e para isso pessoas precisam solidarizarem-se e socializarem suas descobertas.
O que as pessoas precisam? Sentirem-se parte de um todo, ainda que unas.

Observação: Ativem as legendas em inglês, selecionando a tradução de legendas para o português.

3 comentários:

  1. Ai, Zé Roig!

    Que bacana esse poema-vídeo!!!

    E destaco no teu texto: "(...) e aí o papel fundamental do educador, de fazer o aluno entender que todos precisam uns dos outros, e dos próprios educadores descobrirem a força que possuem, quando unidos em prol de um projeto inter e multidisciplinar, que possibilite trabalhar questões em comum e a diversidade de conhecimento e de pessoas no ambiente escolar."

    Vai direto pro grupo do curso normal, claro!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Su, que maravilha saber disso... Fico feliz que vai servir pra o grupo. Um abração! Zé

      Excluir
  2. Principalmente espiritualmente para saber o propósito de Deus.

    ResponderExcluir