sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Ser professor é...



O vídeo acima, Ser professor é..., foi indicação via facebook da educadora Márcia Ribeiro Paganella, de Caxias do Sul, RS, Brasil, editora do blog Me Acharam e do ótimo portal Atividades Educativas.
Ser professor é..., mais que um vídeo motivacional e reflexivo sobre o papel social deste profissional.
Ser professor é Ser humano, como outro qualquer, mas é ter a consciência de que se aprende e se ensina com os erros e acertos. O que remete aos versos de Fernando Pessoa: "Navegar é preciso. Viver, não".
Versos que muitos associam às vezes, equivocadamente, que é mais importante viajar do que viver, quando na verdade, o grande poeta português, em um criativo jogo de palavras, nos propõe é um desafio: "Devora-me, ou te decifro?"
Navegar é preciso, no sentido de precisão, por necessidade de instrumentos de orientação, como sextante, bússola, astrolábio, antigamente, e hoje, de sonar, GPS etc.
Por outro lado, viver não é preciso, no mesmo sentido, pois, mesmo que tenhamos toda a tecnologia a nosso favor, ela é incapaz de precisar com exatidão o que se passa em nossa alma e coração, quanto mais de nosso aluno. Por isso o diálogo é essencial.
Ser professor é unir a precisão dos equipamentos de orientação e suporte, como as TIC, mídias e redes sociais digitais, com o precisar, o necessitar de experiência de vida, conhecimento de causa, criatividade, originalidade, afeto, carinho, vocação, que nenhuma máquina, por mais precisa que seja, consegue superar a inventividade da alma humana.
Ser professor é ser humano, no sentido mais amplo, pois errar é humano, e aprender com o erro, mais ainda, se a "alma não for pequena", parafraseando novamente o Fernando, uma Pessoa singular, sempre falando no plural.

2 comentários:

  1. Valeu José Antonio, vc falou tão bem que fiquei com vontade de fazer um vídeo de um texto seu... vamos pensar nisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcia. Opa, uma boa ideia, criar um vídeo. Gostei. Bom pra pensar no assunto sim. Grato pelo envio do vídeo e outros materiais, que vou publicar no Educa Tube, como tua indicação. abrs,

      Excluir