domingo, 25 de novembro de 2012

A ilusão da consciência, por Dan Dennett, no TED



O vídeo acima, A ilusão da consciência, paletras de Dan Dennett ao TED, foi indicação via e-mail do professor Robert Betito, do IFRS, Campus Rio Grande, da cidade do Rio Grande, RS, Brasil.
Conforme apresentação do vídeo no TED:
"Filósofo Dan Dennett faz um argumento convincente de que não só não entendemos a nossa própria consciência, mas que a metade do tempo de nossos cérebros estão ativamente nos enganando.
O filósofo e cientista Dan Dennett argumenta que a consciência humana e o livre arbítrio são o resultado de processos físicos e não são o que tradicionalmente pensam que são. Seu livro de 2003 Liberdade Evolui explora a forma como os nossos cérebros evoluíram para nos dar - e apenas a nós - o tipo de liberdade que importa, enquanto o livro Quebrando o encanto (2006) examina crença religiosa através da lente da biologia".
Para Dan Dennett, citando outros pensadores, cada um de nós é 100 trilhões de robôs celulares, ou seja, composto por 100 trilhões de células.
Sua palestra traz diversos dados, e algumas imagens para tratar da questão da consciência humana e das coisas que apesar de vermos, não percebemos ao redor.
Uma das histórias mais divertidtas e interessantes é a "rede mágica", sobre seu amigo Lee Siegel, professor de religião da Universidade do Havaí e mágico, especialista em mágica de rua da Índia, que conta algumas descobertas em seu livro Rede Mágica. Algo que me lembrou o filme Matrix em que pensamos estar conectados ao mundo real, e na verdade há uma outra história se desenrolando, além de nossa consciência. Um ótimo vídeo para conhecer o funcionamento do cérebro e a questão da consciência.
O TEDTalks é um podcast de vídeo diário das melhores palestras e apresentações da Conferência TED, onde os principais pensadores do mundo e realizadores são convidados a dar o que falar de suas vidas em 18 minutos. TED significa Tecnologia, Entretenimento e Design.
Ativem as legendas, no canto inferior direito da janela do vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário