sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Aprendizagem no Hospital (Pedagogia Hospitalar)



O vídeo acima, Aulas nos Hospitais, trata-se de reportagem do Jornal Tarobé, de Londrina, PR< Brasil, sobre a rede de escolarização hospitalar, ações que visam dar condições de crianças e jovens em idade escolar poderem, mesmo internados em hospitais poderem receber atendimento de educadores dentro do que se convencionou chamar de aprendizagem no hospital, e que me lembra de versos de Milton Nascimento: "que o artista deve ir aonde o povo está" e que remeto à questão de que o educador deve ir aonde o alunado esteja, ainda que hospitalizado.
Tal vídeo, bem como os que a seguir destacado, foram-me indicados via Facebook, pela colega e amiga Tyara Oliveira, educadora do Rio de Janeiro, RJ, Brasil, que tem trabalhado com este tema no blog Escola/Classe Hospitalar.
Abaixo, o vídeo Aprendizagem no Hospital (pedagogia hospitalar é coisa séria), que me inspirou do título desta postagem, que trata da importância do compromisso com a aprendizagem nos programas de escolarização hospitalar.



Abaixo, reportagem bem esclarecedora sobre outros projetos de aprendizagem no hospital, como o Classe Hospitalar:



Projetos dão continuidade aos estudos de crianças afastadas da escola por doença

Abaixo, videoclipe em que crianças no Hospital Infantil de Seattle encenam a música Stronger (Mais Forte), de Kelly Clarkson.



Abaixo, o Making of "Stronger", de Kelly Clarkson, no Hospital Infantil de Seattle.



Para finalizar, videoclipe de campanha de donativos para o Hospital Infantil St. Jude, inspirada na canção Hey Jude, dos Beatles. Linda demais.

Um comentário:

  1. ensino nos hospitais é maravilhoso ,devem sempre continuar as crianças tem direito ao ensino pedagógico.

    ResponderExcluir