sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Da Servidão Moderna (documentário) e o Admirável Mundo Novo (filme, livro e documentário)



O vídeo acima, Da Servidão Moderna, foi-me indicado via Facebook pela colega e amiga Marli Fiorentin, educadora de Nova Bassano, RS, Brasil e editora do blog Blogosfera Marli. Documentário de Jean-François Brient e conforme apresentação do You Tube, trata-se de "livro e documentário de 52 minutos produzidos de maneira completamente independente; o livro (e o DVD contido) é distribuído gratuitamente em certos lugares alternativos na França e na América latina. O texto foi escrito na Jamaica em outubro de 2007 e o documentário foi finalizado na Colômbia em maio de 2009. Ele existe nas versões francesa, inglesa e espanhola. O filme foi elaborado a partir de imagens selecionadas, essencialmente oriundas de filmes de ficção e de documentários".
O vídeo inicia e se encerra com citação do filósofo Arthur Schopenhauer: "Toda verdade passa por três estágios./No primeiro, ela é ridicularizada./No segundo, é rejeitada com violência./No terceiro, é aceita como evidente por si própria."
Um vídeo para refletir sobre o modelo de consumismo e de exploração, mais do que do trabalho pelo capital, mas do homem pelo homem e suas implicações no cenário atual, que levam a desequilíbrios políticos, sociais, ambientais etc.
Impossível, ao concluir de assistir ao documentário não se reportar a entrevista com o escritor inglês Aldous Huxley (abaixo), concedida em 1958 ao famoso jornalista estadunidense Mike Wallace, em que fala de literatura, história e sociedade, principalmente de seu livro Admirável Mundo Novo (Brave New World), escrito nos anos 1930 e que mais do que ser um exercício de futurologia, refletia sobre o autoritarismo e a tendência aos regimes totalitários que viriam com o nazismo e o stanilismo, algo semelhante feito também pelo escritor George Orwell, em seu 1984. Huxley, nesta entrevista de 1958 já antecipa a questão do marketing e da publicidade no apelo ao consumismo infantil, hoje tão cristalino de se ver e que sugiro leitura de postagem do Educa Tube sobre o esclarecedor documentário CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO:



Abaixo, apresentação do vídeo, no You Tube:
Aldous Leonard Huxley (Godalming, 26 de Julho de 1894 — Los Angeles, 22 de Novembro de 1963) foi um escritor inglês e um dos mais proeminentes membros da família Huxley. Passou parte da sua vida nos Estados Unidos, e viveu em Los Angeles de 1937 até à sua morte, em 1963. Mais conhecido pelos seus romances, como Brave New World e diversos ensaios, Huxley também editou a revista Oxford Poetry e publicou contos, poesias, literatura de viagem e guiões de filmes.
A obra-prima de Huxley, "Brave New World" (Admirável Mundo Novo), foi escrita durante quatro meses no ano de 1931. Os temas nela abordados remontam grande parte de suas preocupações ideológicas como a liberdade individual em detrimento ao autoritarismo do Estado.
O crítico britânico Anthony Burgess afirmou que Huxley fora o pioneiro do "romance cerebral". No entanto, outras correntes de críticos classificaram Huxley como um ensaísta, ao invés de romancista, uma vez que as suas obras eram mais apoiadas sobre as suas ideias do que o desenrolar de personagens ou contextos de histórias.
- Huxley viajou ainda pela América Central e em 1958 visitou o Brasil, tendo conhecido os índios do Xingu e as favelas do Rio de Janeiro.
- Em 1959, foi acarinhado pela Academia Americana de Artes e Letras com um prémio pelos seus romances. Essa honra era concedida a cada cinco anos e tinha sido entregue anteriormente a Ernest Hemingway, Thomas Mann e Theodore Dreiser.
- Huxley permaneceu quase cego por toda a sua vida. A sua esposa, Maria Huxley, faleceu em 1955. Um ano mais tarde, Huxley casou-se com Laura Archera. Ele morreu em 22 de Novembro de 1963 na sua pequena casa de Los Angeles.
- Huxley produziu um total de 47 livros ao longo de sua vida.
A seguir, "Discurso de Aldous Huxley em 1962, pouco antes de sua morte, sobre a ditadura científica do futuro retratada em seu livro "Admirável Mundo Novo", escrito em 1932. Vídeo extraído do documentário EndGame".



Abaixo, versão completa e em inglês, que encontrei no You Tube, produção original da BBC de Londres (1980), do filme Admirável Mundo Novo (Brave New World):



Abaixo, link para download da versão de 1998 (legendada), via Torrent (compartilhamento gratuito de arquivos) do referido filme:

Admirável Mundo Novo - Download

Observação do Educa Tube: Para baixar arquivos em Torrent, faz-se necessário baixar antes programa que que permite este tipo de compartilhamento de arquivos.

Em contrapartida à visão sombria do Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, apresento também outro documentário (2011), com o mesmo título do filme, desta vez, produzido pelo cientista inglês Stephen Hawkings (abaixo em 5 partes de 46 minutos cada), que mostra as possibilidades da ciência melhorar o modo de vida das pessoas. Visões contrastantes, mas essenciais aos educadores para mostrarem as múltiplas possibilidades de se abordar um tema no ambiente escolar.
Huxley escreveu o livro em 1931, Hawking produziu documentário em 2011, entre eles 8 décadas...
Huxley, em seu livro declara que a história inicia em 753 d.F (depois de Ford, numa clara alusão ao modelo de linha de produção, adotado pelo inventor do automóvel), e separa as personagens numa criativa, original e crítica divisão social em:
1. Alfas. Detentores de conhecimento. A casta alta. Vestem roupas cinzas.
2. Betas. Detentores de habilidades específicas para a realização de tarefas. Casta alta.
3. Gamas. Mão-de-obra. Formados pelo processo Bokanovsky1. Casta baixa. Vestem roupas verdes.
4. Deltas. Mão-de-obra. Formados pelo processo Bokanovsky. Casta baixa. Vestem roupas cáqui.
5. Ipsilons. Mão-de-obra. Formados pelo processo Bokanovsky. Casta baixa. Vestem roupas pretas.
Vejam link para download do livro em pdf:

Admirável Mundo Novo - O Livro

Hawking divide seu documentário em 5 partes: Máquinas, Saúde, Tecnologia, Meio Ambiente e Biologia. Abaixo o referido documentário.

1 - MÁQUINAS



2 - SAÚDE



3 - TECNOLOGIA



4 - MEIO AMBIENTE



5 - BIOLOGIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário