quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Escadas de piano: aprendizagem e diversão



O divertido, belo e motivador vídeo acima, chamado Escadas de Piano, produzido pelo grupo The Fun Theory (A Teoria da Diversão), foi-me indicado por e-mail, pelo colega e amigo Robert Betito, professor do IFRS Rio Grande, da cidade do Rio Grande, RS, Brasil.
A escada de piano é uma iniciativa de unir aprendizagem (de música) com diversão, tornando um ambiente, antes sério, num local de divertimento, tanto que mais de 60% das pessoas que transitavam pelo local preferiram a escada musical do que a rolante, ao lado.
Tornar o ambiente de trabalho, de estudo, de convivência familiar e social em um local agradável de estar ou simplesmente passar é uma das boas soluções para chamar a atenção das pessoas para as coisas simples e belas da vida.
Sempre digo que a música é a única linguagem efetivamente universal ( o esperanto se propôs a ser, mas poucos a utilizam). Através dos acordes musicais, tantos faz o idioma ou nacionalidade do ouvinte, e até mesmo dos surdos (que sentem vibrações) é possível dialogar com a imaginação coletiva. Não é preciso entender de notas musicais para sentir a beleza de uma mensagem de uma bela canção. Porém, com apenas sete notas musicais é possível criar uma sinfonia, cheia de acordes e despertares, nos 5 continentes.
Unir música, educação e diversão, um desafio e uma possibilidade maior de interação entre o educador do século XX e o educando do século XXI. E digo isso, não como crítica, mas justamente pensando na possibilidade de educadores usarem músicas e letras antigas para passar conteúdos de arte, cultura, história etc aos seu alunado.
A geração atual, muitas vezes é acusada de gostar apenas de um tipo de música, com algum "batidão"; porém, como se pode gostar de algo que não se conhece nem lhes é mostrado, contextualizado, tipo: letra, música, compositor, cantor, contexto histórico, político e social de cada canção.
Uma postagem para refletir e motivar.
Visitem ao site The Fun Theory, link abaixo, que é um site "dedicado ao pensamento de que algo tão simples quanto divertido é a maneira mais fácil de mudar o comportamento das pessoas para melhor. Seja para si, para o meio ambiente, ou para algo completamente diferente, a única coisa que importa é que é uma mudança para melhor." Lá é possível assistir a outros vídeos divertidos.

THE FUN THEORY (A TEORIA DA DIVERSÃO)

Abaixo, link para página The Fun Theory, no Facebook:

THE FUN THEORY NO FACEBOOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário