quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O poder da imaginação e o valor do educador



O vídeo acima, trata-se de criativa propaganda de Natal antecipado de loja de perfumaria que, com bom humor e originalidade, nos lega uma bela mensagem. Apenas 32 segundos de magia e encantamento, que assisti pela primeira vez na TV e depois fui para o You Tube, pesquisar.
Um filho que imagina uma lista de presentes fantásticos para os parentes, neste Natal, e uma mãe, como uma boa educadora, anota e traduz o imaginário da criança para coisas do mundo real, do cotidiano do adulto.
Eis o grande desafio dos educadores do século XXI (pais e/ou professores), saberem decifrar códigos, traduzir sonhos e desejos de filhos e alunos para uma linguagem que converta os valores de uns aos de outros. Mas, acima de tudo, que promova o diálogo entre linguagens e formas diferenciadas de ver o mundo, respeitadas as devidas proporções.

3 comentários:

  1. o que tem de belo no capitalismo selvagem, no consumismo? adoro os vídeos daqui, mas acho que aqui faltou separar o joio do trigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado(a), não se trata de defesa do consumismos nem do capitalismo, até pelo fato de que se acompanha minhas postagens, sabe que sou um crítico justamente deste consumismo e capitalismo selvagens.
      O que destaquei e faço com diversos vídeos, inclusive comerciais, é destacar um ângulo, um enfoque, que no caso era a de uma mãe que interpreta o imaginário de um filho, e apenas isso... E transportando para o ambiente escolar.
      Nada mais que isso, tanto que nem cito nome da empresa e nada disso...
      Se observares o acervo do Educa Tube, já publiquei um vídeo de empresa de destilados, mas que tinha um ser meio gente meio máquina, falando sobre a importância de fazer coisas significativas na vida. Foi apenas um recorte dado.
      Belo é o vídeo, isso, do meu ponto de vista é inegável, jamais destaquei ali o capitalismo tampouco o consumismo. Apenas relatei o enredo básico do vídeo e o adaptei à educação.
      Cordialmente, Zé Roig.

      Excluir
    2. Caro anônimo, ainda respondendo a teu comentário, veja só este comercial, que bela mensagem traz, apesar de ser uma empresa de destilados, como escrevi antes, e longe de mim estas defendendo "capitalismo e consumismo de bebidas alcóolicas" em meu blog educacional e sem fins lucrativos.
      Talvez, como você escreveu, eu não tenha separado o joio do trigo, mas acho que pelo caráter de meu blog, e pelas postagens criticando o consumismo, não há tal necessidade.
      Desculpe-me, mas creio ter sido uma superinterpretação de um discurso que não é meu...
      Cordialmente, Zé Roig
      Veja link abaixo do vídeo que trata de Inovação, e que o Educa Tube destaca tão-somente com este enfoque:

      http://educa-tube.blogspot.com.br/2010/09/inovacao-voce-e-o-futuro.html

      Excluir