sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O Senhor das Moscas: cinema, literatura e educação



O filme acima (completo e legendado), O Senhor das Moscas (Lord of the Flies), com direção de Peter Brook (1963 - Inglaterra), roteiro adaptado do livro de mesmo nome, de autoria de William Golding, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1983.
Trata-se de uma alegoria, um clássico da literatura do pós-guerra. Depois de um acidente aéreo, um grupo de meninos encontra-se sozinho, junto com o piloto gravemente ferido, em uma ilha deserta. Por conta da necessidade e a falta de liderança, ocorre uma divisão no grupo> Os mais velhos e fortes são os guerreiros, os caçadores e os mais jovens, considerados mais intelectuais e mais frágeis, ficando estes, pouco a pouco isolados. A luta pelo poder é clara. Mas os fortes não sabem fazer fogo, que os mais jovens e estudiosos souberam criar com os óculos de um aluno obeso, que é constantemente ridicularizado pelos demais.
Colaboração, bulliyng, aprendizagem, informação, conhecimento, etc são temas que podem ser explorados neste filme, se pensando em um caráter educacional.
As cenas finais comprovam o título apropriado para livro e filme.
Recomendo tanto o livro como o filme a todos os educadores, sejam eles formadores de outros educadores, ou para refletir sobre o valor da liderança positiva em um ambiente social, principalmente o educacional.
Mais uma postagem da série CinEducação, marcador para destacar filmes que podem ser utilizados na educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário