sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ponto sem retorno (um curta-metragem sobre Bullying, de Carlos de Cozar)



O curta-metragem acima, Ponto sem retorno, de Carlos Cozar (tema Bullying na escola) foi-me indicado via Facebook pelo educador Jarbas Novelino, de São Paulo, SP, Brasil e editor do blog Boteco Escola. Como bem apresentou este vídeo em seu blog: "Aqui está um curta metragem bem realizado sobre bullying. Acredito que o mesmo é um bom ponto de partida para conversas sobre a questão. Recomendo para educadores que queiram ou precisem abordar violência física e simbólica que pode ter desfechos dramáticos na vida de adolescentes."
Sinopse: "A história começa em tom de documentário, sobre a vida de Sérgio, um garoto que acaba de completar 12 anos de idade. É um menino exemplar, carinhoso, inteligente e responsável. Os pais veem nele uma vida plena de êxitos, amor e felicidade. Por outro lado, quatro colegas de classe, Raul, Ivan, Aitor e Maria, veem nele uma vítima perfeita para divertirem-se graças a sua bondade e inocência. Sérgio, diante de tal situação, fará o possível para resistir e seguir adiante, desejando isto com todas suas energias."
No início do vídeo, um psicólogo descreve os 3 perfis de alunos em uma turma: crocodilos, piranhas e gazelas. Os primeiros, os manipuladores e violentos, os segundos, que se alimentam das sobram, e os terceiros que passam ao largo, fogem e não defendem uma vítima de bullying. Interessante colocação.
Atualmente a importância da escola perceber esses perfis, de o educador, também sob pressão, poder identificar esse comportamento e como lidar com tal situação é uma necessidade... E o grande dilema dos bons pais é de ao criar os filhos dentro de ética e do respeito estar despreparando-os para a vida na selva de pedra. Mas alerta-los para o mundo real é uma necessidade, sim. Filhos de pais dedicados são vítimas dos filhos de pais omissos... Na aula, no recreio, fora da escola... até no mundo virtual...
Será que estamos de fato tão acostumados a maldade (presente diariamente nos telejornais, desenhos animados, videogames etc) que já não nos indignamos mais? Há até quem - pasmem! - culpe a vítima pelas agressões sofridas! Apesar de tudo, debater sobre isto, de forma preventiva e não apenas remediada, após as consequências, requer um chamamento de toda a comunidade escolar. E o devido encaminhamento dos menores delinquentes para as medidas socio-educativas ou legais, dependendo da gravidade da situação.
Um vídeo que serve como material para uma longa discussão com esta comunidade escolar, a começar pelo próprio alunado, sem esquecer que os filhos são o reflexo de seus pais.
Abaixo, entrevista com um menino (Casey Heynes) que, após anos de bullying, se defendeu das agressões e tornou-se símbolo da luta contra esta situação, graças ao vídeo gravado e colocado no mundo virtual:

Entrevista com Casey Heynes, vítima de Bullying



Abaixo, entrevista com o menino agressor:

Entrevista com garoto (Richard Gale) que cometeu Bullying contra Casey Heynes



Curioso é que Richard, ao ser perguntado se estava arrependido diz "Não", e volta atrás, após olhar para o pai, que desejava que ele pedisse desculpas a Casey.
Três vídeos para começar uma conversa sobre bullyng no ambiente escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário