quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Problemas de comunicação (Quero leite)



O divertido vídeo acima, foi-me indicado pela colega e amiga Elis Zampieri, professora da educação especial e coordenadora pedagógica da APAE de Curitibanos, SC, Brasil, e editora do blog Sobre Educação.
Trata-se de propaganda que mostra os Problemas de comunicação entre um pai e seu filho, que acorda chorando e começa a gesticular, mostrando a barriga, depois a imagem de uma vaca, de um copo de leite, até um jornal, e o pai não consegue entender nada, finalizando com a mensagem que "com a mãe o menino se comunica melhor".
Pensando no vídeo com foco educacional, penso que os bons educadores (sejam pais ou professores), conseguem melhor se comunicar com seus filhos/alunos, quando primeiro entendem suas formas de comunicação para depois tentarem dialogar.
Já abordei com outros vídeos, seja na questão da linguagem, seja na do imaginário este mesmo tema em que o grande foco realmente é o ato de comunicar algo a alguém e de ser entendido por este.
Através das TIC, mídias e redes sociais, a comunicação em tempo real e online mudou a forma de interação na sociedade, mas a escola ainda precisa se apropriar estes recursos para ver as novas possibilidades de interação no ambiente escolar.
É uma problemática pensar que a maioria dos recursos tecnológicos para promover a comunicação - e também a educação -, muitas vezes estão proibidos nos ambientes escolares, muitas vezes mais por desconhecimento de suas possibilidades, como fone celular (que pode fotografar, gravar vídeos, áudios, mandar mensagens de texto etc), blogs (que podem ser ambientes de EAD, através da permissão de produção e leitura entre professores e suas colegas ou entre educadores e seus alunos), redes sociais (para se criar comunidades temáticas, ou de reflexão, de debate, e não sentir receio de ações como a do Diário de Classe, da aluna Isadora).
Enfim, a escola precisa saber melhor se comunicar com seus alunos e com a comunidade, divulgar os projetos exitosos e tudo mais. Feito isso, muitos problemas (ou falhas) de comunicação poderão ser evitados. AS escolas que têm feito isso tem estabelecido uma melhor relação de comunicação com alunos e comunidade, e melhorado inclusive seus resultados, vide notícia abaixo:

Com aulas digitais, nota sobe até 30% no Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário