segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Portal Filmes Educativos - Material Pedagógico - Lista de mais de 400 filmes





A imagem acima, trata-se do portal FILMES EDUCATIVOS, que possui em seu acervo mais de 400 filmes que poderão ser usados como material pedagógico, nas mais variadas áreas como: surdez, autismo, síndrome de down, deficiência visual, física...
Não há, em princípio, como fazer download dos filmes, mas a lista serve como catálogo, podendo ser adquiridos (aparentemente) mediante doação.
No menu do portal, a opção CURTAS traz alguns vídeos interessantes, que podem ser assistidos ali e/ou localizados também no You Tube.
No mesmo menu, há opções downloads de softwares utilizados na educação especial, como DosVox, HeadMouse, Teclado Virtual e outros.
Esta interessante indicação foi feita via Facebook, pela colega e amiga Tyara Oliveira, educadora do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abaixo, link para o referido portal:

FILMES EDUCATIVOS

Acessem a opção de curtas-metragens, link abaixo, e vejam ótimos vídeos que podem ser utilizados na educação especial e no ensino em geral, não apenas para tratar de inclusão, mas de cidadania e sociedade.

FILMES EDUCATIVOS - CURTAS

Dentre os diversos curtas, recomendo O Som do Silêncio (ou Sinais silenciosos de amor) e Percepção Surda, logo abaixo:



O Som do Silêncio, encontrei no You Tube como o título de Sinais silenciosos de Amor, e conforme apresentação: "(...) é um curta-metragem proporcionando uma janela para o mundo da surdez e mostra o importante papel do Serviço de Retransmissão Nacional desempenha na vida de milhares de australianos".



Conforme apresentação no You Tube: "Escrito, dirigido e estrelado por surdos de 16 anos, irmãs gêmeas, "Percepção Surda" entrelaça ASL Inglês falado e para o mesmo enredo e narra o conto de alguns dos preconceitos que elas observam quando estão em público. Enquanto os clientes auditivos ao redor delas são atraídos pelo uso de suas mãos para falar. Um grupo de meninos imaturos faz o divertimento das irmãs, que discutem como pessoas de mente fechada podem ser."

Pesquisando mais, encontrei o canal de vídeos no You Tube, chamado Blog Cultura Surda, com rico material sobre o tema. Vejam link abaixo:

Blog CulturaSurda,net - Canal de vídeos

Observação do Educa Tube Brasil:

Recentemente tentei acessar ao Portal Filmes Educativos e, apesar de estar no Google, não é possível seu acesso. Enquanto não descubro o motivo, sugiro aos professores que visitarem a esta postagem que acessem a outro link semelhante, logo a seguir, de FILMES EDUCATIVOS, da Plataforma ISLE EDUC, onde o "visitante encontrará um incrível acervo de filmes educativos, tanto com relação à conteúdos escolares, como motivacionais, sobre o professores e suas experiências":

FLIMES EDUCATIVOS - PLATAFORMA ISLE EDUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário