sábado, 9 de fevereiro de 2013

O mundo afogado em CO2: impactante animação gráfica sobre o meio ambiente



O vídeo acima, impactante animação gráfica, chamada Emissões de gás do efeito estufa em Nova Iorque gera uma tonelada esferas de gás dióxido de carbono, descobri via Twitter do Portal eCycle, que possui uma página eCycle, que visa "uma pegada mais leve, consumo sustentável em conteúdos e soluções para descarte consciente de objetos."
O mundo afogado em CO2 é o título da postagem do Portal eCycle, que tomei a liberdade de reproduzir nesta postagem, por ser exatamente o que se vê no referido vídeo, algo que se sente na realidade nas grandes cidades e não se consegue ver a olhos nus...
Conforme dados extraídos da notícia da eCycle:
Empresa transforma a poluição do ar em imagens.
Nova York, a maior cidade do planeta, é também uma das que mais emitem dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases associados ao efeito estufa, cujo desequilíbrio é determinante no que se refere à ação humana em sua contribuição para o aquecimento global. Apenas em 2010 foram mais de 54 milhões de toneladas, sendo 75% originárias dos grandes edifícios e o restante dos veículos que passam pelas ruas da cidade. Mas o que significam, na prática, esses dados?
Para responder essa pergunta, o Carbon Visuals, um site que divulga dados sobre a emissões de carbono, utilizou sua técnica inovadora para tornar visível a quantidade de CO2. Nela, o gás carbônico é transformado em esferas de 10 metros de diâmetro, cada uma contendo uma tonelada.
De acordo com cálculos realizados pela empresa, cada esfera é gerada em 0,58 segundos, o que mostra a situação preocupante da cidade. Em uma hora são emitidas 6.240 toneladas de CO2. Mesmo com os planos de redução de emissões de carbono da cidade – entre 2005 e 2010, houve uma diminuição de 12% e que, até 2017, deve chegar a 30% -, ainda há muito a ser feito, sob pena dos efeitos das mudanças climáticas em curso.
Como 70% de toda a emissão de gás carbônico tem início nas cidades, seriam necessárias diversas medidas macro e micro para que esse tipo de problema começasse a ser resolvido.


Fonte:
http://www.ecycle.com.br/component/content/article/38-no-mundo/1290-o-mundo-afogado-em-co2.html

Visitem página da eCycle no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário