sexta-feira, 5 de abril de 2013

É um livro! (curta de animação)



O vídeo acima, Isto é um livro, foi indicação via Twitter do colega e amigo Robson Garcia Freire, educador do Rio de Janeiro, RJ, Brasil e editor do premiado blog educacional Caldeirão de Ideias.
É um livro, trata-se de trailer de animação do livro infantil It’s a book (“É um livro”), de Lane Smith, lançado em 2010, e serve para discutir sobre este choque de gerações que ainda persiste nas escolas e na sociedade, entre seres analógicos (pais e professores, em sua maioria) e seres digitais (filhos e alunos, igualmente, em sua maioria).
Não sei se tem a conotação de eleger um macaco que cultua livros impressos e e um burro que adora livros digitais. Mais que uma mensagem subliminar, pode ser apenas uma questão lúdica, embora em literatura como em cinema e outras artes, nada é gratuito, tudo tem um propósito, tudo tem uma função. São escolhas do autor.
O que importa é que, pensando no mundo educacional, pode-se, tanto valorizar a tecnologia e seus avanços e recursos cada vez mais dinâmicos, bem como o papel físico do livro, que não depende de bateria, energia, pode ser levado para qualquer lugar e ainda incentiva a imaginação, de criar cenários, vestuários, personagens e tudo mais, apenas lendo um livro.
O ideal é justamente mostrar a ambos (macacos e burrinhos) que há para tudo dois lados de uma mesma moeda, com vantagens e desvantagens. Mais do que o meio a ser utilizado, seja impresso ou digital, o que importa é incentivar a leitura, seja de imagens, quando não alfabetizado, seja de letras, quando entra para a escola, seja de imagens e letras e seus significados pelo resto da vida.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana José!!!
    Este vídeo é sensacional!!!

    Adorei a reflexão que trouxeste. Realmente precisamos estar atentos aos dois lados da história!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa, eu também adorei o vídeo pela simplicidade aparente e ao mesmo tempo profundidade que o tema proporciona. Um abraço, amiga.

      Excluir