quinta-feira, 4 de abril de 2013

Holton Rower e os Caminhos da Cor (a arte escorrida)



O vídeo acima, Tall Painting (Pintura escorrida), de Holton Rower, descobri via Twitter de Obvious.
Segundo dados do portal Obvious: um olhar mais demorado:

"Holton Rower é o verdadeiro especialista da "tall painting", ou seja, da arte escorrida. O trabalho deste artista plástico norte-americano é muito simples: vão sendo despejadas várias latas de tinta das mais variadas cores sob uma plataforma retangular. O resultado são incríveis pinturas numa espiral psicadélica de tons.
Rower não trabalha propriamente na linha de pinturas a que estamos habituados. O artista nova-iorquino, nascido em 1962, prefere usar os seus materiais - as suas tintas - de uma forma pouco comum mas bastante criativa.
Em vez de uma tela, escolheu uma plataforma retangular. Em vez de pincéis, o resultado final dá-se através do derramar de várias tintas umas sobre as outras a partir de um determinado ponto, fazendo com que a lei da gravidade se encarregue do resto. Estas fantásticas pinturas, quase autênticos arco-íris, já secas, são transformadas em obras de arte psicadélicas. É no seu estúdio, em plena Manhattan (Nova Iorque), que Holton Rower dá azo à sua criatividade, fabrica e divulga para o resto do mundo as suas peculiares imagens. Aqui, não há nenhuma ajuda de um qualquer programa informático que as retoque ou preencha com cores fabricadas. Apesar de se parecerem com objetos a três dimensões, é tudo feito manualmente."


Mais um vídeo que o Educa Tube destaca pela simplicidade do meio escolhido, mas que resulta em um efeito criativo e original. Ver as imagens se formarem ao natural, escorrendo pela superfície parece mesmo aquele efeito digital e geométrico que simula um fractal.
Um ótimo material para arte educadores e outros professores que queiram tratar de geometria, física e tudo mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário