sexta-feira, 12 de abril de 2013

Livro Maravilhoso: a leitura de mundo através de imagens



O vídeo acima, Wonder Book (Livro Maravilhoso, tradução livre), trata-se de bela animação de Kowase Tomoya, que descobri via Twitter de short-film e que vem ao encontro de citação abaixo que li no Facebook da colega e amiga Elis Zampieri, educadora de Curitibanos, SC, Brasil e editora do blog Sobre Educação:

"Não castiguemos nossas crianças por serem, ao corrigir suas ações. Não desvalorizemos seu saber. Guiemos nossas crianças na direção de um fazer (saber) que tenha relação com seu mundo cotidiano. Convidemos nossas crianças a olhar o que fazem. É preciso ensiná-las a pensar". Humberto Maturana

De fato, é preciso aprender e ensinar com as crianças esta poética do olhar para si mesmo e para o mundo ao redor. Exercitar a autocrítica, pois a criança é o espelho da sociedade onde está inserida. Sempre digo que "entendo os filhos quando conheço os pais", por conta deste comportamento espelhado, e que cabe aos educadores, através desta autocrítica, do diálogo, da interação, trocar ideias, pontos de vista, valorizando o saber infanto-juvenil, estimulando a leitura de livros e de imagens do cotidiano.
Incentivar a leitura, faz a criança, além de adquirir um rico vocabulário, estimular a imaginação, dar vida a cenários, personagens, histórias, refletir sobre o mundo que o cerca.
Nós, educadores, somos que nem a personagem da animação, o menino que desenha uma ponte entre a família e a sociedade. Nosso papel social é de escrever a nossa história, nosso texto de vida e de trabalho, vinculado a um contexto maior.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Este vídeo é mesmo maravilhoso,e cada vez que revejo, mais reflexões me proporciona, como a questão do leitor preenchendo a história, escrevendo junto a obra, redesenhando o final... Muito bom mesmo. abrs, Geórgia.

      Excluir