domingo, 28 de abril de 2013

Masdar: A cidade do futuro (um oásis tecnológico, ambientalmente sustentável, em pleno deserto)



O vídeo acima, Masdar: A cidade do futuro, que descobri no You Tube, trata-se de reportagem do programa Olhar Digital, que mostra este verdadeiro oásis em pleno deserto.
Uma cidade sendo criada e erguida com as mais avançadas tecnologias, e de uma forma ecologicamente correta. Esta será a primeira cidade no mundo que terá toda a sua emissão de carbono neutralizada, e fica no Abu Dabhi, um dos mais ricos Emirados Árabes, curiosamente, que tem sua riqueza graças ao petróleo.
Uma cidade com um novo conceito, pronta para o século XXII. Uma experiência de unir tecnologia com ecologia. Uma cidade erguida em pleno deserto, entre nuvens, sol escaldante e ventos fortes, com capacidade para 400 mil pessoas. E é justamente desta forma, usando os recursos naturais do local, que visa sua sustentabilidade ao ser ecologicamente correta, utilizando a energia solar e eólica para sua manutenção. A água, trazida do mar, será desalinizada e reciclada na própria cidade.
Masdar será uma cidade sem carros movidos à gasolina, apenas energia elétrica, ironicamente na terra do petróleo. Um totem digital na rua e a pessoa chama um carro robotizado e elétrico, sem condutor, todo informatizado. Uma ferrovia aérea (isto mesmo! erguida sobre trilhos aéreos, toda automatizada) cortará a cidade, ligando-a a Abu Dabhi.
Masdar já está sendo construída e a expectativa é que até meados de 2015 tenha ares de cidade.
De fato, um oásis de tecnologia sustentável em pleno deserto. Quem dera que o modelo civilizatório do resto do mundo, centrado no petróleo, pudesse mudar sua matriz econômica, política, tecnológica e social. Talvez, muitos dos problemas de poluição, agressão ao meio ambiente, até guerras pelo "ouro negro" poderiam ser evitadas.
Para refletir sobre as possibilidades tecnológicos, focados em propostas ambientais sustentáveis. Embora Masdar seja fruto da riqueza do Emirado de Abu Dabhi, há pequenas soluções caseiras, que o Educa Tube tem divulgado através dos marcadores "Meio ambiente" e "Educação Ambiental". Confiram, debatam, divulguem. :-))

Em tempo: Posteriormente a esta publicação aqui e divulgação nas redes sociais, recebi comentário de amigo no Facebook tratando deste projeto, que envolverá 400 mil habitantes, que ele esperava que não fossem apenas pessoas privilegiadas, excluindo os pobres, o que me fez refletir sobre os programas chamados Reality Show, que de fato, apenas confinam em mansões jovens bonitos, o que destoa da vida lá fora, quase nunca reproduzindo algo da realidade local e social.
Que a experiência em Masdar não seja um mero laboratório tecnológico e sim, uma possibilidade de incentivar os governos do mundo a pensarem outras formas de sociedade, menos poluidoras e consumistas, e mais adequadas, do ponto de vista ético, estético, tecnológico, político e social. Utopia? Admirável Mundo Novo? Marketing tecnológico? Só o tempo e o vento do deserto nos revelarão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário