segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Pequeno Time: Curta fica conhecido ao provar que não se deve só cobrar a vitória dos filhos



O vídeo acima, L'equip petit (O Pequeno Time), foi indicação via Facebook da colega e amiga Carla Kalindrah, professora de artes, atriz, contadora de histórias e escritora de Niteroi, RJ, Brasil, criadora e autora do portal Mix Cia. de Arte.
Conforme o portal Hypeness: Inovação e criatividade para todos:

Surgiu com o modesto objetivo de ser um vídeo para os próprios garotos do time e seus pais, mas acabou sendo selecionado pra vários festivais internacionais de cinema. O curta “L’Equip Petit” (“O Pequeno Time”) conta a história de um time de 14 meninos e meninas que nunca ganhou um jogo ou sequer faz um gol. Mas que é feliz assim.
A mensagem é uma lição para crianças e adultos. Num filme sensível, os meninos contam que saem sempre derrotados, porque “os adversários são muito grandes”, porque “nós não fazemos muitos passes” ou porque “ficamos muito nervosos”. Independente disso, eles sempre comemoram e voltam pra casa feliz depois de um dia de diversão.
Para alguns pode parecer que o curta incentiva o conformismo com a derrota, mas a mensagem do filme vai muito além disso num caminho oposto: o intuito é mostrar que muitos pais pressionam os filhos por uma vitória, mas se esquecem que o mais difícil na vida é aprender a perder, e não a ganhar. Saber ganhar é fácil, o difícil é aceitar uma derrota de cabeça erguida, como terão de fazer muitas vezes quando crescerem. Nessa questão da vida eles já estão muito bem treinados e já são vitoriosos, e o mais legal, eles aprenderam a lição se divertindo – como deveria ser o aprendizado de toda criança.
Rodado na Espanha e dirigido por Roger Gómez e Dani Resines, filmando jogadores, treinadores e pais do time num campeonato local na Cataluña, “L’Equip Petit” é muito mais do que futebol. “Marcaremos [o gol] quando crescermos” – é vitória no campeonato da vida.


A pequena equipe de Margatània F.C., na última temporada, sofreu 271 gols contra e apenas um a favor... Apesar disso, inegável o poder de socialização de crianças, meninos e meninas, através do esporte, onde a maior vencedora é a família, quando esta pequena equipe consegue unir pais e filhos em torno de uma grande viagem pelo imaginário. O grande desafio dos pais é saberem mediar o instinto de treinador com o de torcedor, de incentivar sem cobrar demais, de deixar que tudo venha ao seu tempo, respeitando a maturidade de cada idade. No futuro, o maior título que pais e filhos poderão colecionar e recordar para sempre são estes tempos divertidos em que aprender a perder é muito mais importante, mesmo, do que vencer. Uma lição de vida, através do esporte.
Um pequeno vídeo para uma profunda reflexão entre educadores (pais ou professores) com seus filhos e alunos sobre o valor de se divertir, primeiro e competir depois. Tudo ao seu tempo e a sua idade. Por este ponto de vista, Margatània F.C. é uma grande equipe, um time de vencedores. :-))

Nenhum comentário:

Postar um comentário