terça-feira, 16 de abril de 2013

PontoCiência: Portal educacional e comunidade virtual





O portal PONTOCIÊNCIA: várias experiências, um só lugar, descobri por acaso no You Tube, quando encontrei um vídeo sobre O Pêndulo de Newton. Mas pesquisando seu conteúdo, achei um ótimo espaço para indicar a professores de Ciências, Química, Física e Biologia.
Conforme apresentação feita no mesmo: "O portal pontociência é uma iniciativa pioneira na criação de uma comunidade virtual de professores, alunos e entusiastas da ciência. Nele você vai encontrar instruções passo-a-passo, com fotos e vídeos, de experimentos de Química, Física e Biologia. A ciência por trás dos fenômenos é explicada em uma linguagem simples e com grande cuidado e precisão nas informações fornecidas. O portal é um ponto de encontro onde pessoas podem discutir a criação e utilização de experimentos no ensino e na divulgação da ciência."
No Ponto Ciência, "Além de ter acesso gratuito aos experimentos criados pela equipe do projeto, você pode criar uma conta e publicar seus próprios experimentos, relatando atividades feitas com seus alunos ou em casa. Os experimentos são classificados em termos de sua dificuldade de execução, tempo de preparo, custo dos materiais, etc., permitindo uma pesquisa que contemple o tipo de atividade mais compatível com sua realidade. Você pode também comentar o conteúdo de cada experimento e tirar dúvidas através do fórum disponível em cada um deles. Se você se identificar com o trabalho de algum outro usuário, poderá acompanhar o seu progresso, ou seja, você receberá um recado em sua página sempre que ele colocar algum experimento novo. Além disso, o projeto oferece oficinas para professores de ciências (química, física, biologia e ciências do ensino fundamental) que os capacitam a produzir roteiros de experimentos, que podem ser utilizados no portal."
O pontociência "é um projeto desenvolvido por alunos e professores da Universidade Federal de Minas Gerais. Além dos bolsistas do projeto, os participantes da comunidade contribuem com a construção do conteúdo do portal".
O pontociência "é voltado para um público diverso e que tem em comum o entusiasmo no lado prático da ciência. Os usuários incluem professores de todos os níveis e disciplinas, alunos ou pais de alunos e pessoas procurando ou querendo publicar experimentos. Para que todos possam ter acesso a ferramentas simples e amigáveis para compartilhar informações e criar uma comunidade."
Vejam abaixo, link para o referido portal educacional e comunidade virtual:

PONTOCIÊNCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário