sexta-feira, 26 de abril de 2013

Skype e Educação: Instale o Messenger Plus para Skype e grave suas conversas online com seus alunos



O vídeo acima, trata-se de Tutorial de download, instalação e uso do comunicador Skype, que pode ser uma ótima ferramenta de interação extra-classe do professor com seus alunos e do educador com seus colegas.
Recentemente, descobri uma outra ótima possibilidade: poder gravar estas conversas e atividades online, bastando instalar o aplicativo Messenger Plus para Skype.
Esta é uma indicação para os educadores que desejem usar o Skype em atividades com alunos e/ou outros educadores, ultrapassando as fronteiras reais e adentrando às fronteiras digitais da comunicação.
Alkém de conversar e gravar é possível compartilhar a tela do computador, ou seja, o professor enviar a imagem de sua tela do computador aos alunos para destacar um texto, um vídeo, uma imagem etc. Maravilha! Pode programar um encontro digital em sala de aula, e efetivar a conversa, cada um em sua casa, numa verdadeira atividade de educação a distância.
Ao instalarem o Messenger Plus para Skype, é adicionado ao comunicador diversas funções, dentre elas a de gravar esta conversa (áudio e vídeo). Já pensou dialogar a distância com outros colegas e seus alunos e registrar isto em vídeo? É bem simples. Primeiro, logicamente, é preciso ter o Skype instalado; depois, só ir no Google e digitar "Messenger Plus para Skype" (a versão do Baixaki normalmente é a primeira e funciona bem, indico abaixo desta postagem o link); depois de baixada a versão, é só clicar em executar, escolher idioma e concluir. Quando abrir o Skype, uma coluna no canto direito estará visível, e só clicar no primeiro dos recursos, que é o gravar. Este recursos possibilitará salvar o vídeo em formato AVI na pasta Documents do Windows. Pronto! Fica a dica.
Repassem aos colegas, por favor! :-)))
O Skype em Sala de Aula já é utilizado por diversos educadores, mundo afora, de forma criativa e motivadora. Imaginem programar um Cine Pipoca com os alunos, para assistir um pequeno vídeo ou um longa-metragem educacional, usando o chat do Skype para interação e discussão e gravando tudo, não apenas como atividade didática, mas como acervo digital e histórico da disciplina, professor, turma e escola. Enfim, diversas são as possibilidades de interação e uso do Skype na Educação.
Vejam abaixo, vídeo ilustrativo do Professor Weslley, de Matemática e Física, editor do Canal de Vídeos no You Tube "Explica Já", sobre formas de utilizar o Skype na Educação, através do compartilhamento de dados, telas, usando câmera do telefone celular, etc.



Abaixo, links para baixar o Skype e o Messenger Plus para Skype:

DOWNLOAD DO SKYPE

DOWNLOAD DO MESSENGER PLUS PARA SKYPE

2 comentários: