domingo, 14 de abril de 2013

Toda relação é um presente: toda rede social também é educacional



O vídeo acima, Toda relação é um presente, trata-se de uma bela propaganda e uma linda canção que descobri por acaso no You Tube, quando pesquisava uma música, e serve para uma breve reflexão.
Não se trata de merchandising do Educa Tube, pois este é um blog educacional, sem fins lucrativos, que não faz propaganda de empresa nem produtos, mas que visa apenas proporcionar um espaço para discutir e divulgar temas que podem ser usados por educadores em seu fazer pedagógico, muitas vezes utilizando-me de videoclipes, comerciais, animações, slides, curtas-metragens, cenas de filmes, filmes completos, documentários etc.
O Educa Tube endossa o título deste vídeo, pois de fato, toda relação social, seja na família, na escola, na sociedade, deveria ser encarada como um presente, em que todos acabam, pela interação, aprendendo e ensinando uns com os outros, como dizia o educador Paulo Freire.
Saber se relacionar em tempos de redes sociais digitais, e torná-las, enquanto educador, redes sociais educacionais, seja via blog, Twitter, Facebook, MSN, Skype, SMS de fone celular etc, é um dos grandes desafios do professor do século XXI, que deve pensar em se tornar um arte-educador e um mídia educador, para melhor dialogar com o aluno que é nativo e digital deste Admirável Mundo Novo.
Para isto acontecer, o caminho é longo, mas pode tornar-se simples: basta que o educador, além de mestre, seja também aprendiz. Que aprenda a mecânica das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) com seus alunos e mostre a eles, uma vida social e educacional, além das redes sociais digitais, através das redes sociais educacionais, dentro e fora da escola, seja em expedições à biblioteca escolar, ao entorno da escola, ou saídas de campo para visualizar na prática a teoria abordada na sala de aula.
Toda relação é um presente se for encarada desta forma, por pais e filhos, professores e alunos, todos aprendendo uns com os outros... Não basta ser pai - parafraseando slogan de outro comercial famoso - tem que participar, interagir, trocar experiências de vida, demonstrar carinho, afeto, amor...
Se toda relação é um presente, toda rede social é (ou deveria ser) uma rede educacional, neste sentido de aprendizagem mútua.

2 comentários:

  1. Linda música, lindo comercial e linda mensagem transmitida!
    Essa lição deveria ser bastante ouvida pela sociedade moderna, ajudaria fortemente na melhoria do séc XXI!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna. Exatamente. São vídeos como este que precisam ser divulgados, para as pessoas refletirem sobre o verdadeiro sentido da vida, que é o bem viver, principalmente em sociedade, sem tanta competição, com mais fraternidade. Parece utopia, diante do cotidiano que vivemos, mas existem sim, bons projetos e realidades diferentes do que a TV mostra, e que insiste em não divulgar. O Educa Tube sempre procura mostrar projetos, atividades de educadores e materiais diversos, como este vídeo, que podem servir de apoio em atividades envolvendo toda a comunidade escolar. Um abraço, Zé Roig.

      Excluir