quarta-feira, 10 de abril de 2013

Validação: O poder do elogio e da positividade



O vídeo acima, Validação: O poder do elogio e da positividade, trata-se de um curta-metragem lançado em 2008, e que é considerado uma fabula sobre a mágica do estacionamento gratuito, graças ao grande poder de motivação do rapaz que faz a validação dos bilhetes de acesso.
Validação é um curta estrelado por TJ Thyne & Vicki Davis, tendo como Escritor/Diretor/Compositor Kurt Kuenne.
Vencedor de diversos prêmios e festivais, mostra de forma simples e cativante como a gentileza de fato gera a gentileza em pessoas que precisam ser elogiadas, motivados despertadas para a autoestima, e o poder destes motivadores que também precisam ser motivados por outros, para que essa corrente do bem não se interrompa.
Quem acompanha o Educa Tube sabe que tenho reiterado que não existe motivação sem antes a automotivação. Que para se motivar alguém ou um grupo, é preciso se automotivar primeiro e se o grupo corresponde positivamente, cria-se um saudável ciclo vicioso, alimentando uns aos outros.
É uma fábula, sim, mas já presenciei nestes 20 anos de educação o poder que um elogio ou uma crítica dura podem causar, tanto no aluno como no professor. Também já senti como pode-se desarmar os espíritos, dando um pouco de atenção, carinho, diálogo... Que não existe pessoa irrecuperável. Há, muitas vezes, pouco espaço para que pessoas, como a personagem que validava os bilhetes do estacionamento possam agir, sem que venha alguém para censurá-lo, desmotivá-lo. Mas podemos mudar esta lógica, fazendo a nossa parte...
Para refletir e divulgar este curta-metragem inspirador...
Recomendo também como complemento desta reflexão, o ótimo artigo de Marcos Meyer que trata justamente de saber elogiar do jeito certo, em que comenta sobre experiência feita com alunos, divididos em dois grupos (A e B): o A, elogiado pela inteligência, o B pelo esforço, e que gradualmente as atividades foram aumentando o grau de dificuldade. O grupo dos inteligentes travou, com medo de perder este status, já o dos esforçados, continuou se esforçando e superando os desafios. Vejam link abaixo:

ELOGIE DO JEITO CERTO, POR MARCOS MEIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário