terça-feira, 28 de maio de 2013

De Volta: documentário sobre a população carcerária no Brasil (educação e sociedade)



O vídeo acima, De Volta, com argumento e direção de Rafael Figueiredo, descobri via Facebook do Canal Futura, e trata-se de documentário sobre a população carcerária no Brasil. Durante o Natal de 2012, 26 mil presos tiveram direito ao indulto de Natal, e ficaram quatro dias fora da prisão. O referido documentário retrata este período na vida de quatro apenados, dois homens (Anderson e Leandro) e duas mulheres (Midiã e Sonia), que depois de cumprir parte da pena, voltam a conviver com suas famílias.
Conforme dados, atualmente o Brasil possui a quarta maior população carcerária do mundo, com cerca de 550 mil pessoas presas.
O documentário inicia em frente ao portão da prisão e encerra diante do mesmo, promovendo uma profunda reflexão no espectador. Com uma narrativa focada neste retorno, sem mencionar em nenhum momento por quais crimes cada um dos quatro apenados cumprem pena, mostrando o lado humano de cada um, em que todos convivem com a culpa por seus erros e tentam se redimir, De Volta é considerado pelo Educa Tube como um verdadeiro Reality Show (apesar da redundância desta expressão), já que nem sempre os chamados "espetáculos de realidade" conseguem retratar o outro lado da vida, mostrando apenas pessoas belas, jovens em casas enormes com piscina. O lado bom da vida, que a maioria da população só conhece assistindo pela TV. Muitos dos crimes, envolvendo jovens é por conta de pequenos e grandes crimes para manter ou ter um padrão incompatível com a sua realidade social, e outros, mesmo tendo uma vida sem dificuldades, ingressam no crime, por falta de valores ético, morais e sociais; pela convivência com lideranças negativas etc.
De Volta é um alerta àqueles que trocam a escola regular pela escola do crime; um alerta para os rebeldes sem causa, que escolhem às vezes caminhos sem volta. Um documento social que merece ser visto e debatido pela escola tradicional.
Conforme o Canal Futura, "o Ibase, uma das organizações mais reconhecidas do Brasil por sua atuação em prol da democracia e dos direitos humanos, também recomenda a reflexão sobre o valor da liberdade e os problemas do atual modelo de sistema prisional no Brasil, a partir do documentário De Volta".
Assistindo este documentário, relembrei postagem sobre a vida de outro apenado, Luiz Mendes (video link abaixo), que passou mais de trinta anos na prisão, e através dos livros buscou e encontrou redenção e recuperação, sendo hoje, além de homem livre, professor e escritor reconhecido.

Luiz Mendes, a descoberta da leitura e do escritor (Educação, literatura e prisão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário