segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A Terra Vista do Espaço: documentário do NatGeo (imagens de satélite e animações virtuais)



O vídeo acima A Terra Vista do Espaço, trata-se de ótimo documentário do canal NatGeo, que une "imagens criadas virtualmente, transformando as informações obtidas pelos satélites - apenas espectros visíveis - em animações em alta definição que mostram com todo o detalhe o funcionamento dos processos que mantém a vida em nossa planeta e que são invisíveis".
Um fabuloso material com "imagens verdadeiramente únicas, [que ] exploram os mais profundos mistérios da sua existência, levantando questões e desafiando o que sabíamos sobre os mecanismos da Terra".
O NatGeo uniu esforços com a NASA e com os melhores cientistas do mundo para poder levar a cabo esta incrível jornada, quase épica.
De fato: "Um acontecimento marcante na história da televisão: provocador, surpreendente e incrivelmente belo; nunca mais irá olhar para o mundo da mesma forma". Conforme indica o vídeo, os satélites são os nosso olhos no espaço. E pensando nisso, o Educa Tube Brasil faz um link do documentário do NatGeo com outro vídeo incrível, chamado Como satélites revolucionaram nossa compreensão do nosso planeta (logo abaixo), que justamente como o título indica, demonstra a importância dos estudos obtidos pelos inúmeros satélites em tono do planeta, em suas mais variadas funções:



O vídeo acima, descobri no Twitter, através de indicação do Paper.li de Be Neviani, de Rio Preto, SP, Brasil, que em seu blog Be Neviani, se apresenta como "Deficiente auditiva que anseia por um mundo com closed captions, legendas ..."
O vídeo em questão traz fala do Dr. Michael Freilich, diretor da Divisão de Ciências da Terra da NASA que, através de uma animação digital, mostra a importância dos satélites científicos, seus estudos, pesquisa e projetos que facilitam o cotidiano de milhões de pessoas pelo planeta.
O mundo atual, sem a existência dos satélites, seria impensável nas comunicações (telefonia celular, GPS, televisão, rádio online, internet, meteorologia, agricultura, transportes, que com suas varreduras pela órbita da Terra, tornaram-na literalmente uma "aldeia global".
Medições, análises, avaliações, as tecnologias da comunicação e da informação devem muito aos satélites. O Google Earth, por exemplo, é uma ferramenta que mostra o planeta em todos os seus contornos, todos os seus recantos e é uma ferramenta digital que possibilita o uso didático, seja visitando a Roma antiga, o fundo do mar, a Lua, o Universo e muito mais. Mas tudo ísso só é possível, graças aos satélites artificiais em torno do planeta.
Há também satélites espiões, com fins militares, mas esse é outro assunto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário