quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

CEI Raio de Sol (Joinville, SC) e Os espaços sustentáveis através da arte e educação


A apresentação de slides acima trata-se de experiência educacional do Centro de Educação Infantil Raio de Sol, da cidade de Joinville, SC, Brasil, que atende 350 crianças e que me foi disponibilizada pela professora Marlene Malschitzky, após palestra que deu em 2013 a professores da rede pública municipal de Rio Grande, RS, Brasil, via skype e fone celular, a convite do professor José Vicente de Freitas, Coordenador Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação do Brasil.
A proposta educacional do CEI Raio de Sol lembra muito a desenvolvida pelas Escolas de Educação Infantil de Reggio Emilia, da Itália, com um diferencial: a construção do espaço físico da escola foi sendo feita conforme escolha dos alunos, que solicitaram um morro (elevação) para brincar e outras benfeitorias.
Conforme reportagem da Univesp TV, divulgada pelo Educa Tube (aqui link para o vídeo e reflexão) "Reggio Emilia, cidade de 170 mil habitantes que fica no norte da Itália e [que] é conhecida no mundo todo por sua excelência na educação infantil. A reportagem conta como as dificuldades do pós-guerra fizeram surgir na comunidade o desejo de iniciar um novo tempo para todos, começando com a formação das crianças pequenas. A visita a uma escola ligada à prefeitura de Reggio Emilia mostra como é a rotina de professores, alunos e pais."
Abaixo, vídeo com entrevista do professor José Vicente de Freitas, Coordenador Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação do Brasil (feita em 16/04/2013), falando sobre 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil de Meio Ambiente e sobre a experiência educacional desenvolvida pelo CEI Raio de Sol, de Joinville, SC, Brasil:



Por fim, o Educa Tube Brasil socializa (em formato slide share) a íntegra do artigo "Espaços sustentáveis através da arte e educação" (Relato de Experiência), feito pelos professores do CEI Raio de Sol, em que apresentam com texto e imagens toda a proposta pedagógica da escola. Rica experiência educacional que utiliza-se do que o Educa Tube sempre reforça em suas divulgações: a arte, a cultura e a educação.



Observação: Se os slides não rodarem direto no blog, basta ccclicar no link dos mesmos e assistir e baixar direto do slide share.

Nenhum comentário:

Postar um comentário