quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A semente do nosso futuro: Pais colocam sementes em cápsula do tempo para serem plantadas pelos filhos no futuro




O vídeo acima A semente do nosso futuro, descobri no portal Hypeness e trata-se de iniciativa de empresa de tratores de homenagear o Dia dos Pais, a partir de uma ideia simples e ao mesmo tempo universal e atemporal: "Pais colocam sementes em cápsula do tempo para serem plantadas pelos filhos no futuro".
Como bem destaca o Hypeness: "A vida é o resultado de nossas escolhas e essa é uma metáfora perfeita do plantio. Viver é semear diariamente, e cada uma dessas sementes resulta em algum fruto no futuro. Talvez o maior exemplo disso seja a relação que temos com os nossos pais. Escolher ter um filho é plantar uma semente no mundo. É preciso muito cuidado, carinho, proteção, e atenção para que ela sobreviva às adversidades da vida e consiga gerar excelentes frutos. Não é um trabalho fácil. Por isso, homenagear os pais nunca é demais".
A empresa, segundo dados, "viajou pelo país atrás de histórias de pais que estão realizando o rito de passagem de suas propriedades para os filhos. Além de gravar as histórias das famílias em um mini-documentário emocionante, eles coletaram as melhores sementes da safra atual de cada propriedade. Eles então enviaram estas sementes para um laboratório, passando elas por um processo que garante que elas durem por muito tempo. Depois disso, as sementes ganharam cápsulas especiais, e foram entregues aos pais, para que eles pudessem presentear seus filhos, simbolizando a continuidade da vida".
De fato, algo que remete à educação enquanto sentido mais amplo de pais com filhos, professores com alunos, em que cada qual passa à geração futura parte de sua herança de vida... Ou como dizia um radialista de uma rádio do interior, quando o editor deste blog era menino: "Da vida se leva a vida que se leva".
Os filhos e os alunos são a semente que plantamos no presente, e o nosso presente poderá ser o futuro deles, plantado agora para ser colhido um dia.
Que tal, educadores - sejam pais ou professores - reunirem numa cápsula do tempo - como faço com meu filho - seus trabalhos, fotos, e outras coisas para ao final de cada ano rever e refletir sobre essa plantação de sonhos e projetos, para futura colheita de resultados positivos?
Os professores de história poderiam falar sobre outras cápsulas do tempo, através de fotos e jornais antigos, de uma biblioteca escolar, uma visita a um museu, digital ou não, etc.
O editor deste blog tem uma pasta - que breve será uma caixa - com desenhos, cartões, mensagens e outras coisas que seu filho lhe presenteia - como uma cápsula do tempo - para um dia, quando este for adulto fazer o mesmo com seu herdeiro. :-)) Os valores e limites que passamos aos filhos e alunos são nossa melhor semente, que um dia darão bons frutos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário