sábado, 20 de setembro de 2014

Uma lição de vida para quem costuma rir da desgraça alheia




O vídeo acima, Star Spangled Banner (Hino dos EUA), descobri nas redes sociais e trata-se de comovente gesto de apoio de um treinador à menina cantora, salvando-a das vaias de um ginásio lotado! Realmente, "Uma lição para quem costuma rir da desgraça alheia".
Conforme dados do portal Administradores:

"O fato ocorreu em 2003, quando a menina Natalie Gilbert, na época com 13 anos, foi selecionada para cantar o hino nacional dos Estados Unidos na abertura de um jogo da NBA, após vencer um concurso de calouros. Nos primeiros versos, a menina deu provas suficientes de que era uma ótima cantora. Mas, em um determinado momento, o nervosismo falou mais alto e ela esqueceu a letra.
Com o primeiro sinal de falha, a plateia reagiu instantaneamente, num misto de aplausos e vaias. A menina, então, desistiu de cantar e levou as mãos ao rosto. Foi quando apareceu ao seu lado Maurice "Mo" Cheeks, técnico dos Portland Trail Blazers. O treinador saiu do banco de seu time e foi até Natalie, para ajudá-la a cantar.
Maurice ficou ao lado da menina até o final da execução do hino, cantando com ela. E fez mais: convocou todo o público a cantar junto. No final, ambos saíram aplaudidos e Natalie claramente agradecida.
A pergunta, então, é: você estaria no lado dos aplausos ou das vaias? Fica a sugestão de reflexão".

Um gesto de solidariedade que uniu muito mais do que um treinador de basquete e uma jovem cantora, diante de um ginásio com 20 mil pessoas. Um abraço e o canto correto, diante de uma falha natural de memória por conta da pressão e a constatação que é em momentos de tensão que descobrimos o verdadeiro valor das pessoas. E de quanto é importante a experiência de um adulto para apoiar um jovem talentoso. O incentivo do treinador, cantando junto é a prova de que iniciativas como esta existem e precisam ser socializadas.
No ambiente escolar e familiar também faz-se necessário este incentivo do educador - seja pai ou professor - incentivando o filho e aluno, quando tava diante de desafios, quando se sente impotente diante das adversidades da vida. Afinal, que já viveu mais, em tese, tem uma experiência de vida e uma maturidade para passar aos mais novos.
Algo para assistir, refletir e debater, afinal, em situação similar aqui no Brasil, famosa cantora do passado (Vanusa) teve lapso de memória (trocando a letra do hino nacional, supostamente por conta de ingestão de medicação para labirintite) e além de não ter esse apoio, passou a ser ridicularizada nas redes sociais.

2 comentários:

  1. Muito natural passar por situações difíceis em dado momento da vida. Gesto incrível que mudou o quadro que poderia ser de vergonha e derrota. Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Sonia. E quando situações como estas ocorrem se faz necessário que a experiência de vida, a maturidade e o bom senso prevaleçam, e como é didático mostrar que mesmo diante de uma multidão insatisfeita ou insensata, seja num ginásio ou num estádio de futebol, se alguém mostrar força, disciplina, dedicação poderá se impor sobre os demais, silenciando-os ou os trazendo para o seu lado. Muito professor sabe lidar com grandes grupos, justamente se impondo pelo exemplo, como fez o treinador neste vídeo. Comovente e uma prova que nem tudo está perdido, que é possível, com pequenos e profundos gestos mudar um panorama adverso. :-)) Um abraço, amiga.

      Excluir