segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Ciranda Literária e o Sentimento do Mundo





Fotos 1, 2 e 3: Parque infantil da Praça Tamandaré em Rio Grande, RS, Brasil.



Fotos 4, 5 e 6: Praça em frente Igreja Matriz de São José do Norte, RS, Brasil.



Fotos 7, 8 e 9: Lancha El-Shaday que faz travessia entre São José do Norte e Rio Grande, RS, Brasil.



Fotos 10, 11 e 12: Próximo a Ponte Mauá em Jaguarão, RS, Brasil.



Fotos: 13, 14 e 15: Próximo a Ponte Mauá em Rio Branco, Uruguai.

As imagens acima são fotografias do projeto CIRANDA LITERÁRIA, uma iniciativa que começou de forma individual em 2012 por seu autor o educador, escritor e poeta José Antonio Klaes Roig, editor do blog Educa Tube Brasil, colocando de forma anônima livros em praças com uma mensagem pedindo apenas que o leitor socializasse aquele livro, após sua leitura.
Neste 2014 (18/12), acompanhado de seu filho Allan (9 anos), colocaram livros, primeiro no banco do Parque Infantil da Praça Tamandaré, em Rio Grande, RS, conforme fotos 1 a 3.
Ao compartilhar fotos e ideia no Facebook, eis que a colega e amiga professora, escritora e poeta Rita Germano adere de imediato à ideia e ao ideal e de conversas com ela, José Roig sugere o nome de Ciranda Literária, justamente pelo fato que o objetivo principal da ação que torna-se então um projeto literário não apenas distribuir livros de forma gratuita, mas de fazer circular, cirandar ideias e ideais.
Com a adesão voluntária da professora Rita, que passa também a distribuir livros, acontece o que o Educa Tube já tinha em 2012 mostrado através de postagem intitulada (vide link abaixo) do fenômeno de O primeiro seguidor e o efeito que causa isso na rede social, criando a partir disso uma ampliação da própria ação inicial. Sem o primeiro seguidor, o autor original é apenas um "maluco da aldeia" agindo de forma isolada. Com a adesão deste seguidor surge o embrião de uma rede social, neste caso, literária, girando em forma de ciranda de livros, e logo outros mais vão se associando a ação de forma expotânea:

O PRIMEIRO SEGUIDOR E A REDE SOCIAL

Em um segundo momento e no segundo dia (19/12/2014), José Roig e o filho distribuíram livros na cidade vizinha de São José do Norte, RS, Brasil, colocando-os nos bancos da Praça diante da Igreja Matriz (fotos 4 a 6), e no retorno a Rio Grande, deixou mais livros no banco da lancha que faz a travessia entre os dois municípios (fotos 7 a 9).
No terceiro dia, e na terceira cidade, em viagem de turismo a Jaguarão, foi colocado um livro próximo a Ponte Mauá (fotos 10 a 12) que liga esta cidade brasileira a Rio Branco, no Uruguai (fotos 13 a 15), e a ação literária passa a ter caráter internacional, já que ao atravessar para o Uruguai, pai e filho depositam também um livro do lado dos hermanos uruguaios. E mais surpreendente ainda, ao encontrar no exterior amigos brasileiros e uruguaios que já acompanhavam esta Ciranda Literária, via Facebook. Nas próximas viagens a outras cidades, José Roig continuará sua distribuição de livros, cirandeando :-))
O editor deste blog agradece a amiga Rita Germano por ter sido a primeira seguidora, por ter apoiado e divulgado através de sua rede social e ter aderido em coautoria ao projeto, que não ficará apenas na fase de distribuição de livros em locais públicos, contendo em sua primeira página um convite ao leitor que após leitura coloque em circulação o mesmo. José Roig e Rita Germano combinaram pra 2015 uma ação coletiva envolvendo escolas, professores, alunos e quiçá seus pais, noutra ciranda literária e social. :-))
Durante estas atividades, diversos amigos informaram a José Roig fazerem atividades semelhantes de distribuição de livros em locais públicos, como praças, parques, bancos de metrôs etc, algo que remete ao belo poema/livro Sentimento do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade (vídeo abaixo), da descoberta de que pessoas em locais distantes sem conhecer a ação uns dos outros fazem gestos parecidos por conta de ideais comuns uns aos outros. Neste Caso, o amor à arte, cultura e, em especial, aos livros e à literatura:



E como sempre digo aos amigos que compartilham comigo suas descobertas e apoiam minhas ações: "Que a poesia dos dias nunca nos desampare", principalmente quando temos este Sentimento do Mundo, não de querer ser o melhor mas fazer o nosso melhor sempre. E que esta ciranda literária continue cirandando livros entre amigos e ilustres desconhecidos. :-))

Observação do Educa Tube Brasil:

No Dia Nacional da Poesia, 14/03/2015, o Jornal Agora, de Rio Grande, RS, Brasil, destacou iniciativa da colega e amiga Rita Germano, professora de língua portuguesa e parceira do projeto Ciranda Literária, que o adaptou à realidade escolar, desenvolvendo com seus alunos, conforme link para notícia que foi capa do referido jornal, logo abaixo:

Estudantes compartilham cultura deixando livros em locais públicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário