sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

A Casa de Pequenos Cubinhos: curta de animação sobre a solidão




O vídeo acima, A Casa de Pequenos Cubinhos, é um curta de animação japonês (2002), com direção de Kunio Katô, sobre a solidão e foi indicação via Facebook do colega e amigo Júlio Sosa, educador de Rio Grande, RS, Brasil, editor do Blog do Prof. Júlio .
O curta conta a história de um idoso que vive sozinho em um prédio alto, em uma cidade ao nível do mar, que com o passar do tempo começou a ser inundado por cauda do aquecimento global. Os cubinhos do título é uma referência à construção da casa feita de tijolos em forma de cubos, que teve que ser elevada a cada ano conforme o aumento do nível das águas.
Quando o idosos perde seu cachimbo, ele coloca equipamento de mergulho e vai descendo andar por andar, mergulhando também no passado, relembrando momentos de sua vida, revivendo tudo o que anteriormente havia acontecido naquela casa, antes de o prédio e a cidade serem inundados.
Um mergulho profundo que todos nós somos submetidos, quando submergimos em nossas memórias sentimentais. Se recordar é viver, manter a memória viva é o papel social de todo educador, resgatando o histórico de uma disciplina, escola, educação em geral para não nos sentirmos tão solitários, dividindo experiências de vida e profissionais.
O bom material para discutir questões ambientais, históricas e sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário