sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Os alunos de hoje face à tecnologia de ontem (memória, história e sociedade)




O vídeo acima Os alunos de hoje face à tecnologia de ontem, trata-se de reportagem da TVI, Portugal, que encontrei visitando o blog TIC, Educação e Web, de Jorge F. Borges. Um material para refletir sobre a tecnologia na educação e os paradoxos de que os jovens, considerados gênios, são apenas seres que nasceram dentro de um processo tecnológico próprio e dominam melhor estas ferramentas, desconhecendo as tecnologias do passado, mostrando toda a dificuldade que têm (como os adultos com as novas tecnologias), como o simples manuseio de uma máquina datilográfica, a colocação da folha de papel e o digitar num teclado muito semelhante ao de um computador.
Vídeos como estes, além de uma boa aula de história da tecnologia, pode servir para sensibilizar professores e alunos para o uso compartilhado de informações, cada um ensinando e aprendendo um com o outro.
Mimeógrafo, retroprojetor, máquina datilográfica, videocassete, fitas de áudio K-7, telefone discado, compact disc (CD), etc, ja foram modelos de modernidade, de avanços tecnológicos, e hoje são peças de museu.
Tecnologias ficam ultrapassadas, pessoas, somente aquelas que não investem na formação, na capacitação continuada, na troca de experiências, na cooperação e colaboração com colegas e alunos, respectivamente.
Há muita resistência de adultos diante das novas tecnologias, mas mostrar que também há uma dificuldade dos jovens lidarem com tecnologias do passado é mostrar que todos podem ensinar e aprender com todos. Ninguém é melhor do que ninguém. E que trabalhar coletivamente traz benefício a todos.
Aproveito esta postagem para fazer link (logo abaixo) com outros dois vídeos de mesma temática, em que mostra experiência com crianças usando tecnologias antigas:

As crianças e a evolução tecnológica

Reação das crianças diante de um Walkman: Que coisa é esta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário